terça-feira, 19 de agosto de 2008

Ave, Hebe!

No ar desde que a televisão chegou ao Brasil, Hebe Camargo vive fase turbulenta no SBT...


Li na coluna Zapping, do Agora, que o programa da Hebe amargou 2,9 pontos na última segunda-feira. Não é a primeira notícia sobre a agonia da atração do SBT. E confesso que acompanhar essa história me deixa triste como brasileiro, como profissional de televisão e como espectador.
Dois anos atrás, estive no SBT para gravar uma reportagem sobre os bastidores do programa da Hebe. E a minha admiração pela loiruda só aumentou. Estrela que não se deixa seduzir pelos caprichos do star system, Hebe faz o seu trabalho com uma naturalidade exemplar. Carismática de verdade, bate papo com o auditório no intervalo e arranca gargalhadas de todos com sua lendária espontaneidade. Inteiraça e produtiva, é um patrimônio incontestável dessa nossa quase sexagenária televisão...
Por isso, como profissional, bate uma tristeza ao ler sobre essa derrocada. Porque, como comunicadora, Hebe é um exemplo pra todos que se arvoram a olhar para uma lente e falar diretamente com o público. E eu tô nessa lista.
Como espectador, saber que um dos mais tradicionais programas da TV brasileira anda cambaleando também não é uma notícia animadora. Simplesmente pelo fato de a TV não ter produzido, ainda, uma única apresentadora sequer que chegue perto do apelo e do carisma de Hebe. Naquele seu papo de sofá, Hebe é imbatível. E não tem ninguém que lhe faça frente. Ou lado...
E como brasileiro, sinto vergonha de um país que não honra os protagonistas de sua história. Fosse estrela de uma estação de TV num país dito desenvolvido, Hebe jamais estaria sujeita aos percalços que agora atravessa. Teria um horário imexível, do tamanho exato do seu prestígio. E isso não seria caridade alguma; seria apenas o reconhecimento por uma vida inteira dedicado à fundação de um jeito de comunicar, de fazer televisão.
Por essas e outras, acho que seria interessante que o casamento da primeira-dama da TV brasileira com o SBT terminasse. Em outra freguesia, Hebe poderia recuperar o espaço merecido e mostrar que, com atenção, investimento e respeito, ainda pode fazer muita gente ter motivos pra ligar a televisão e acompanhar as conversas que rolam soltas no sofá mais famoso do Brasil...

3 comentários:

  1. Murilo, há muito tempo não vejo o programa da Hebe, mas acho que o que pode estar havendo é um fechamento de ciclo (daquele tipo que estamos vivenciando na TV). De repente, um formato novo, com quadros variados (isto te parece familiar?!? rs), poderia elevar a audiência. Se bem que, no caso da loiruda, só o cachê de todos estes anos de contrato já a torna imbatível e, para sempre, "linda de viver"... Abs.

    ResponderExcluir
  2. Sim, acho que o programa merece uma mexida sim. Mas não é só isso. O público gosta de novidade, mas uma grande parte dele é bem apegada às tradições. Tanto é que Raul Gil e Silvio Santos fazem os mesmos programas há muitos anos e continuam bem das pernas no Ibope.
    Acho que o SBT está badalando pouco o programa da Hebe, que sempre foi uma das suas maiores estrelas.
    Nem sempre o "Patrão" tem razão...
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza não é a minha área, mas uma receita que parece funciona muito bem no sistema globo de radio e televisão, e que eu não vejo acontecer de forma tão intensa nas outras emissoras é a propaganda de um programa inserido em outros programas da grade. É a novela comentada nos programas da rádio, o Faustão passando na tv que aparece na novela, o táxi do seriado ligado na radio globo, a novela da tarde assistida por um personagem da novela das oito, e assim por diante.
    A programação do SBT é meio confusa, parece que eles ficam mudando a grade, buscando a receita para vencer a Globo e acabam perdendo a identidade. Gente, definitivamente essa não é a minha área. O que eu escrevi é somente a opinião de um telespectador, um simples mortal.
    Um Abraço a Todos!

    ResponderExcluir