sábado, 18 de outubro de 2008

Eloá teve morte cerebral

Foi há menos de 30 minutos. Acabo de ver no plantão da Globonews. Muito triste, mas já era previsto que esse fosse o desfecho do caso.
Lamentavelmente...
Que Deus conforte a família e todos os amigos - jovens como ela. E que essa menina possa descansar em paz.
E, é claro, que o criminoso que fez isso pague pelo crime que cometeu...

2 comentários:

  1. Eloá, foi morta pelo mito do amor romântico. Foi impressionante ouvir no discurso da polícia, de boa parte da imprensa e de muitas pessoas que o sequestro poderia terminar bem, porque era um ato de amor de um bom rapaz, trabalhador, bom jogador de futebol e apaixonado. Ele ama ela, por isso temos que dar tempo a ele, ele não é um bandido comum, ele é uma ameaça apaixonada.
    Mas como justificar um ato de amor armado? Onde aprendemos a acreditar nessas coisas? Onde aprendemos acreditar que quem ama pode fazer todas as loucuras? Talvez tenhamos aprendido isso com o mito que diz que o amor por ser cego tem como guia a loucura. É, talvez a culpa seja dos gregos que inventaram esse mito. Talvez a culpa seja da falta de amor próprio, pois aprendemos desde de cedo que só podemos ser felizes se atingirmos a completude, (como se isso fosse possível) e para isso vale acreditar que ser amado é estar o tempo todo no pensamento do outro e daí vem as frases: "ele me persegui, não me deixa sair, implica com as minhas roupas e me bate, tudo porque só pensa em mim, porque me ama". Não vou questionar porque muitas pessoas dependem dessa forma de amor? Mas quero questionar porque instituições que estiveram envolvidas durante cinco dias com o drama da Eloá não são preparadas para olhar o ser humano de mameira mais abrangente? Por que não são preparadas a questionar se essa forma de amor vale a pena? Se valia a pena dar mais tempo a um amor desesperado? Se deveriam entrevistar ao vivo esse apaixonado e dar-lhe lugar de celebridade, em nome desse amor? Mesmo sabendo que esse apaixonado estava armado para ter de volta um amor perdido. Será que ninguém percebeu que com uma arma, não é mais o amor que ele quer, mas é vingança, é uma demonstração de egoísmo e de ódio pela pessoa dita amada. Será que ninguém viu isso? Será que ninguém poderia dizer isso ao negociador?
    Enfim, sete pessoas terão em si um pouco de Eloá, pois receberão alguns de seus órgãos. Sete pessoas serão beneficiadas pelo mito do amor romântico. E assim, caminha a humanidade vivendo com as suas contradições e com as suas incompletudes.

    Ana Maria

    ResponderExcluir