quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Por um mundo um pouco mais libriano...

Sou de libra, nasci em 8 de outubro. Pra quem não sabe, meu signo é representado pela imagem de uma balança. Não que eu seja um seguidor de horóscopos, mas vejo muitas influências dessa simbologia toda sobre o meu modo de ser. Todos os meus amigos costumam ver em mim a figura de um cara sempre em busca de equilíbrio, de ponderação. Alguém em busca do acerto, sempre.
Mas qual a razão de fazer um post assim, você deve estar se perguntado. Respondo: acho que, de modo geral, tá faltando equilíbrio no mundo.
Partindo do macro: o que tinha a candidata a vice do McCain que ameaçar declarar guerra contra a Rússia? Será que essa senhora acha mesmo que o mundo está precisando se tornar ainda mais belicoso?
Outro exemplo de que a balança do mundo tá quebrada: Chávez, Bush e Evo Morales brincando de expulsar diplomatas pra lá e pra cá. Uma palhaçada sem-fim, que ameaça anos e anos de construção de uma filosofia de relações internacionais baseadas no diálogo.
Agora, vamos ao micro: uma amiga do trabalho fez um favor pra uma colega da TV - e sou testemunha disso - e foi duramente acusada de deslealdade. Não cabem aqui os detalhes da história, mas a tônica é exatamente essa: com a melhor das boas intenções, minha amiga acabou ouvindo uma bronca daquelas de (mais) uma pessoa descompensada.
É claro que são exemplos bem diferentes - inclusive, é óbvio, para a história da humanidade. Mas o que me parece um dado comum é esse abandono do diálogo, o culto à grosseria e à elevação de temperatura em toda e qualquer relação. As pessoas deixaram de se considerar umas às outras. Viramos todos peças! As relações não têm mais valor; são descartáveis. E, sobretudo, em nome de sei-lá-eu-o-quê, criou-se o mito de que todos, absolutamente todos, têm direito a dizer o que dá na telha. E dane-se quem ouve...
Tenho muita estrada pra percorrer, muito burro pra jogar n'água! Mas acredito no entendimento, no diálogo. Na gentileza. E gosto, muito, de prezar as pessoas e as relações que estabeleço. Gosto de respeito, de afetividade, até de delicadeza. E, por mais que se queira vender a idéia de que essas coisas não são importantes na política e nas relações profissionais, assumo publicamente que estou no time contrário: não só as acho importantes como, além disso, vejo-as como fundamentais!
Olhando menos de cima, baixando o tom de voz, deixando os mísseis nucleares de lado e os diplomatas onde eles devem estar, aposto que nós - humanos - podemos entrar no rumo do entendimento.
Do diálogo.
No rumo do equilíbrio...

5 comentários:

  1. Muito bacana o seu post.
    Sou um cara relativamente tranqüilo, mas mesmo assim, venho trabalhando muito a questão da tolerância, inclusive no trânsito. rsrsrs
    Tenho tratado de forma mais suave as questões que geralmente me traziam aborrecimentos. No trabalho, eu sigo as palavras de um grande amigo, que diz que "onde se ganha o pão não se estressa".
    Tenho obtido melhores resultados tentando me tornar uma pessoa melhor.
    A título de curiosidade, sou de escorpião. rsrsrsr
    Um Abraço a Todos!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de declarar que sou testemunha de que o Murilo é realmente esse cara cordial e tolerante! Ao contrário de mim... Que venho fazendo um exercício diário para aprender a ser mais tolerante com todos, inclusive comigo mesma!
    Trabalhava na TV e já presenciei muitas e muitas cenas difíceis como essa. E outras até piores. É uma pena.
    Longe da TV a alguns meses tenho tentado rever esses momentos e aprender com eles. Principalmente, aprender a não fazer parte deles! Um beijo enorme para você Murilo. E continue assim!!! Sandra Maciel

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou do time do contrário!
    Me recuso a acreditar que as relações estão deterioradas, que a familia não existe mais e que temos o direito de dizer o que quisermos aos outros.
    Acredito no diálogo e acho que ele é fundamental para que se preserve a saúde mental, pois ao invés de tanto botox, tanto antidepressivo, deveríamos apostar mais na relação com a gente mesmo e com as pessoas, principalmente as que estão a nossa volta.

    Quanto a influência do signo, apesar de a-do-rar astrologia, acredito que a sua busca pelo equilíbrio e a ponderação venha mesmo é do seu caráter e da crença que vc tem na vida.
    Desde que vc chegou a TV, tem sido um prazer trabalhar com vc.

    um abraço, Ana Maria Miguel

    ResponderExcluir
  4. Carlos Henrique: acho que essa busca por melhorias deve ser um princípio de todos nós. E o trânsito, sem dúvida, é um belíssimo exercício!!!rs...
    Abraço!

    Sandrinha: brigado pelo elogio! E é muito bacana comprovar que você tá procurando se encontrar, ser e se sentir mais feliz! Tenho certeza de que vai conseguir, tem tudo pra isso! Bjão!

    Aninha: lá se vão oito anos desde o dia em que fiz meu teste pra TV e você foi a ÚNICA pessoa no set a me estender a mão. Acho que nunca te disse isso, mas o teu olhar afetuoso foi fundamental pra me deixar mais calmo e confiante naquele dia. Temos uma sintonia ótima, que se reflete em algumas opiniões também. E por isso te copio sem vergonha: nesses oito anos, tem sido um grande prazer trabalhar contigo!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. Murilo, o título de "unânime" que dedico à Ana Maria cabe pra vc tb... E, como ela mesma disse acima, acho que sua conduta tem muito mais a ver com o seu caráter do que com o fiel da balança... Como já te "disseram" um dia, vc vai longe!... Abração!

    ResponderExcluir