quinta-feira, 3 de julho de 2008

O que há com a novela das oito?

Elenco de primeira e história bem construída não conseguem atrair o público do horário...


Glória Menezes vive o melhor papel na TV desde a inesquecível Laurinha Figueroa, de "Rainha da Sucata". Patrícia Pillar usa e abusa de seu talento dramático e - linda como sempre - consegue trabalhar todas as nuances de sua personagem, ora cativando o público, ora deixando uma pulga atrás da orelha do espectador. Cláudia Raia, com um inegável carisma, repete a façanha de manter a dubiedade proposta pelo autor em torno das protagonistas. Lília Cabral em cena com sua absurda capacidade de expressar um oceano de sentimentos com apenas um olhar, dá um show a cada seqüência como a sofredora casada com uma besta quadrada. Ary Fontoura, genial, mostra-se tão traiçoeiro quanto a mais traiçoeira das serpentes.
Muita coisa boa junta, né? E essas são apenas algumas das características de "A Favorita", que ainda conta com uma direção ágil, abertura e trilha sonora caprichadas e um texto muitíssimo bem cuidado.
E, ainda assim, a novela dá sinais de que não "pegou".
Para alguns, a novela é tradicional demais. Para outros, é a Record que ganhou espaço no horário, com sua safra interminável de mutantes de variados modelos e tamanhos.
Para mim, um sinal dos tempos.
E pra você?

8 comentários:

  1. não me pergunte pq mas acho que o público se acostumou a acompanhar a trama sabendo o que vai acontecer, essa duabilidade (na minha humilde opinião MARAVILHOSA) dificulta... a grande maioria prefere saber de cara quem é o bonzinho e que é do mal como pica-pau e talvez seja por isso que a equipe do BBB trabalhe tanto na ilha de edição...bjs

    ResponderExcluir
  2. pra mim, significa dizer que não vejo novelas há muito tempo... cansei!
    eu gostava mesmo era de "escrava isaura" (a original) ahahah
    isso entrega a minha idade...

    ResponderExcluir
  3. Colega, sua teoria me parece bem acertada mesmo...infelizmente, porque a novela é ótima e parece estar passando em brancas nuvens.
    Enquanto isso, os mutantes bombam...
    Bj!

    ResponderExcluir
  4. Rs...Tell, grande figura!
    Eu gosto do gênero. Mas também não acompanho uma novela há um bom tempo. E, algumas vezes, lamento por isso, como agora. "A Favorita" tem aquele clima de filmes de suspense, sabe? Eu adoro...
    Bj!

    ResponderExcluir
  5. Eu tb nao sou viciado em novelas e nao assiste nenhuma por muito tempo, mas eu confessar o que eu gostou muito "Torre de Babel" (1998) - essa marcou meu chegada aqui em Brasil e naquela tempo eu nao entendeu nada mesmo... somente a malvade de Angela (Claudia Raia) rsrs :)
    Abraçao

    ResponderExcluir
  6. Brit, aqui no Brasil, assistir novelas é parte da cultura. Por isso fala-se tanto delas...
    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Fala amigo! Blz?

    Assim, esta semana estive lendo uma reportagem e lembrei deste post aqui...

    http://odia.terra.com.br/cultura/htm/fofocas_e_intrigas_movem_a_favorita__183960.asp

    Creio que a novela pode até não estar nas "alturas" do IBOPE, mas que é, de longe, umas das mais bem escritas nos últimos anos... Isso não há dúvidas. Talvez seja este o problema: tudo o que é muito bom, não atrai o 'povão'... Que prefere lixos, como "Senhora do Destino", "Terra Nostra", "Duas Caras", "Pé na Jaca"... Enfim, a lista é enorme e não vale a pena...

    Como diz a personagem Aline Dorell, do "Terça Insana": 'Ohhhhhhhhhh... Deixe-me ser burra! Ser intelectual DOI!'.

    Abraços!

    Abraços!

    ResponderExcluir