terça-feira, 1 de julho de 2008

De volta ao caso Daniel Duque...

Na noite de ontem, a promotora Márcia Velasco divulgou uma carta aberta à sociedade.
Já era mesmo hora dela se pronunciar.
A carta, que li atentamente, expõe dificuldades enfrentadas pelos que ocupam posição igual ou semelhante à ora ocupada pela promotora. Retratos de uma sociedade que deixou o crime se organizar demais...
Creio nas palavras da promotora quando ela se diz triste com a morte de Daniel Duque. E também acredito que, como mãe, ela sinta parte da dor agora enfrentada por Daniela Duque.
Também quero muito acreditar, como a promotora, que "certamente (a verdade) virá à tona". Até aqui, o que apareceu é a comprovação de um erro injustificável cometido pelo segurança do filho da promotora. Erro comprovado pelo IML, confirmando a versão de que Daniel Duque foi baleado à queima-roupa, sem chance de defesa.
Mas é aí que discordo do texto divulgado pela promotora. Porque ali, no finalzinho, ao demonstrar a crença no aparecimento da verdade, ela dá margem à interpretação de que algum fato possa vir a justificar o assassinato de Daniel Duque. E, amigos, nada justificará! Ainda que Daniel estivesse brigando, ainda que todos os seus amigos estivessem envolvidos numa confusão, ainda que eles tenham agredido alguém - que aliás, nunca apareceu - ainda assim, nada justificaria a atitude covarde de atirar em alguém desarmado. Para, também covardemente, alegar, depois, uma "legítima defesa" que de legítima não tem rigorosamente nada.
Acredito na promotora Márcia Velasco.
E acredito na justiça que ela representa.
E quero crer que essa história acabará como deve: com o responsável por esse crime bárbaro devidamente trancafiado na cadeia.

3 comentários:

  1. O que mais me deixa triste é que na carta ela tenta 'justificar', e elogiar a conduta do assassino de Daniel Duque! Tenta se fazer de vítima por exercer uma função perigosa, mas bem recompensada!

    Acho que ela deveria esquecer um pouco esse lado de 'precisar de segurança' e pensar mais humanamente. O Segurança dela MATOU um jovem.

    ResponderExcluir
  2. É - como diz um amigo meu - achei "meio salgada" a carta da promotora.
    Abração, Fera!

    ResponderExcluir
  3. pois é...brasília também está revoltada com os fatos q sucederam-se na porta da boate.

    agora a promotora tem muito mais gente que odeia ela e o filho dela alem do beira-mar.

    ResponderExcluir