terça-feira, 1 de julho de 2008

Da série: "fabulosas flâmulas..."

As bandeiras de diferentes nações foram tema de um caloroso debate na redação hoje. Um amigo aproveitou um tempo livre para se dedicar a uma espécie de MBA sobre as flâmulas e suas respectivas histórias.
Um assunto que, piadas deixadas de lado, é fascinante. Pode revelar muito sobre a história dos países. Além de deliciosas curiosidades...
Pois bem, lá estávamos navegando e nos deparamos com a beleza da bandeira civil dinamarquesa, conhecida como Dannebrog. O nome significa "Pano honorável". Mas, caríssimos, honorável mesmo é a história do estandarte. Segundo a tradição dinamarquesa, o pavilhão nacional não foi feito por humanos! Sim, é isso mesmo! Eles acreditam piamente que a bandeira caiu dos céus durante a Batalha de Reval, em 1219...
Juro que não quero desmerecer a bandeira, nem ridicularizar a Dinamarca e as crenças de seu povo. Mas, só aqui entre nós: acho que os deuses teriam feito bem mais que essa cruzinha branca, colocada na horizontal, sobre um retângulo vermelho. Né não?
E aguardem, porque essa sessão destinada a vexilologia promete!!!

2 comentários:

  1. AC, vc está por fora...
    Na verdade o que aconteceu foi o seguinte: um deus fez a bandeira hiper básica, toda vermelha. Aí a Dina, uma deusa metida a dar pitaco em tudo, marcou com linhas brancas o trabalho do cara, para dar mais um charme. Daí o nome: "dina+marca". Sacou?
    kkkkkkk
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Rs...não sabia que você era um profundo estudioso do campo da vexilologia!rs...
    Abraço, rapaz!

    ResponderExcluir