segunda-feira, 7 de julho de 2008

Minha volta ao 'Pantanal'...

Mudando de canal, acabo de me deparar com cenas de "Pantanal" na tela do SBT. Foi a primeira vez em que revi as cenas da novela, exibida originalmente quando eu tinha uns 10 anos de idade. E é muito fácil entender o sucesso que a polêmica reprise está fazendo: as imagens são lindas, o elenco é bom e o texto tem até um certo lirismo. Mas o que mais me chamou a atenção foi a música incidental. Como é bonita!
Essa é uma análise um tanto inocente, sei. Sei que o que faz o Ibope bombar mesmo é o festival de banhos de rio - com elenco desnudo...
Mas que a novela tem méritos artísticos, isso tem...

3 comentários:

  1. eu já era adolescente... uns 17 anos... e adorava essa novela...

    ResponderExcluir
  2. Olá Murilo! Tudo bem?

    Assim, HOJE, não sei se é o elenco desnudo que traz IBOPE para novela... Convenhamos que, para época, até era uma "revolução", mas hoje... É até meio bobo os banhos de rio de Juma e Cia. Há momentos mais picantes e quentes na tela do que Pantanal.

    Se pararmos para fazer uma analogia, "Dona Beija", de 1985 também causou furor pelo mesmo recurso, o fator 'banho', só que de cachoeira... Muito mais desfocados e menos longos.

    Alguns anos depois, "Chica da Silva", trazia, além dos banhos de rio, cenas de sexo não somente insinuadas, mas BEM dramatizadas... Ou seja, há uma evolução, não necessariamente para melhor (longe de mim ser puritano, mas rolava um "nada a ver" certas coisas nesta novela).

    Outro dia, meu pai estava assistindo a novela e se divertindo com as fala dos personagens de Sérgio Reis, Jussara Freire e Almir Satter. Creio que, apesar de Benedito Rui Barbosa não ser um escrito exímio, ele conseguiu captar a essência de uma realidade, até então, pouco vista e visitada pelas TVs nacionais.

    É isso! Um abraço!

    PS: Curiosamente, todas novelas citadas são da extinta Manchete, né?

    ResponderExcluir
  3. As novelas da Manchete tinham mesmo um apelo maior quando o assunto era sexo.
    E já que você citou Dona Beija, diz a lenda que o SBT comprou os direitos e pretende produzir (um dia) uma nova versão da trama...
    Será???
    Abs!

    ResponderExcluir