quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Menina vilã de novela assusta MP do Rio...

Li a notícia agora, na Folha Online. E fiquei impressionado com o talento que alguns setores da Justiça têm de se ocupar do vazio. Agora querem dizer que a atriz-mirim Klara Castanho, de 8 anos, corre riscos de ter sua personalidade corrompida por estar interpretando uma vilãzinha na novela do Manoel Carlos.
As promotoras dizem: "Nem todas as manifestações artísticas são passíveis de serem exercidas por crianças e adolescentes. No caso em questão, uma criança de oito anos não tem discernimento e formação biopsicossocial para separar o que é realidade daquilo que é ficção.".
Discordo, excelentíssimas! E discordo de com força! Primeiro, creio com todas as minhas forças que as crianças sabem, sim, exatamente o que não é "de verdade". Basta conviver com elas pra saber o quanto elas sabem representar bem as ações de um universo todo delas, cheio de sonhos e de fantasias, onde tudo é possível. É o universo do "de mentirinha". É só notar que, mesmo com gerações e mais gerações de crianças brincando de polícia e ladrão, nem todas se tornam policiais. E, felizmente, também não são todas as que optam pelo mundo do crime.
Acho que, por trás dessa posição das promotoras do Ministério Público do Rio está uma crença muito arraigada no imaginário coletivo: a crença de que as crianças são sagradas, são seres puros e inocentes e sempre, sempre, são do bem. Só por serem crianças.
Adoro a gurizada e me divirto muito com essa turma! Mas, hipocrisia de lado, é muito claro pra mim que há crianças que são diferentes do que se convencionou achar ser "a sagrada criança". E, algumas, bem diferentes; com uma índole que favorece comportamentos violentos, agressivos, grosseiros ou intriguentos - como é o caso da vilã-mirim criada pelo autor da novela das 8.
Na boa, acho que o MP do Rio deveria se ocupar de outras discussões. Muitas podem ter menos repercussão que criticar o programa mais visto da televisão brasileira mas, certamente, podem ter um alcance e uma importância muito maior para o interesse coletivo.
E viva a garotinha tinhosa da novela das oito que, aliás, tá dando um show!!!
E você, o que acha dessa história?
Comentaê!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário