segunda-feira, 7 de julho de 2008

Sobre a polêmica do post copiado...

O caso está resolvido. A jovem que acabou publicando meu texto entrou em contato comigo e disse ter recebido meu texto por e-mail, de uma amiga. Não imaginava que a amiga não era a autora e, por gostar do que havia lido, resolveu publicá-lo em seu blog.
Assim que soube da polêmica que acabou nos envolvendo, atendeu ao meu pedido e despublicou o texto.
Também tive uma conversa amistosa com a coordenadora do site que publica o blog onde meu texto foi indevidamente publicado. E ela entendeu os meus motivos para não retirar - como me tinha sido pedido - o nome da jovem aqui do B@belturbo. O nome remete a um fato que, independente das razões, acabou por nos envolver. E que, de acordo com a versão que elas me passaram, pode sucitar um debate interessante sobre o poder dos blogs, da internet e sobre a questão da propriedade intelectual na grande rede.
De minha parte, aceitei retirar as palavras escritas em posts anteriores que pudessem vir a ofender a moça, uma estudante de jornalismo. Futura colega de profissão a quem não me interessa, de forma alguma, prejudicar.
Como disse à coordenadora do site que publica o blog gaúcho, estou à disposição para publicar aqui o link, caso elas resolvam também escrever um texto sobre o episódio.
Antes de encerrar o caso, agradeço à figura de Cíntia Barlem - a coordenadora do site que publica o blog gaúcho - pela compreensão, pela delicadeza e pelo comprometimento em favor de uma solução amigável para o caso.
Aos amigos que comentaram nas postagens relacionadas ao tema, também agradeço pelas manifestações de apoio. E peço que, nessa postagem, deixemos de lado comentários que possam conter algum tipo de juízo de valor e/ou condenações à atitude da jovem blogueira. Não quero ser eu o causador de qualquer problema na vida dela - e sei que vocês também não querem isso.
O impasse, portanto, está resolvido.
E vida que segue...

5 comentários:

  1. Murilo,

    que bom que o problema foi resolvido da melhor forma. Mas, sinceramente, acho que, especialmente pelos envolvidos serem estudantes de jornalismo, esse episódio precisa, sim, ser debatido. Sei que você não quer se envolver, mas eu, como leitora do seu blog, ainda tenho minhas duúvidas sobre a atitude da blogueira. Por que publicar um texto enviado por uma amiga e assinar como sendo seu? Se "era de uma amiga" porque isso não está claro na postagem? Tudo bem, vida que segue... mas que não nos esqueçamos de refletir sobre a arte de contar coisas, sejam elas próprias ou dos outros. Abraços e boa viagem!

    ResponderExcluir
  2. Brigado, Cálega!
    Muito frio aqui!rs...
    Bj e até a volta!

    ResponderExcluir
  3. Oi Murilo,
    eu concorda com a Barbara Pereira...
    A "source" verdade e tudo para jornalistas, incluido essa moça quem eu acho tem muito para aprender se ela queriar ser uma colega de journalism!
    Abraçao!

    ResponderExcluir
  4. Tell e Brit, brigadão pela força, ok?
    Fiquei feliz por tudo ter sido resolvido também...
    Abs!

    ResponderExcluir