sexta-feira, 4 de julho de 2008

O preço do sucesso ou cara-de-pau mesmo?

Assim que soube do assassinato do Daniel Duque, corri pra cá e traduzi minha indignação em um post.
Hoje, mais uma vez, a indignação tomou conta de mim e me fez vir até aqui...
No post original sobre a morte do Daniel, recebi um comentário das leitoras Fernanda e Paola, a quem já aproveito para agradecer pelo senso de justiça. Eis o texto delas:

Blogs&post=81321&blog=338&coldir=1&topo=4029.dwt
Dá uma olhada, acho que te usaram como "fonte"


Mesmo com medo de que o link portasse um vírus, cliquei. E qual não foi a minha surpresa ao descobrir que o tal endereço remetia a um blog que, pasmem, reproduziu meu texto sobre o assassinato de Daniel Duque sem me citar, omitindo a autoria do texto e - pior - atribuindo-o a uma das donas do blog, Marina Ciconet.
Como agir diante de uma situação dessas?
Primeiro, mostrando as provas: o texto origina, MEU, foi publicado a uma da manhã do dia 29/07, como confirmam os registros do Blogger. A CÓPIA foi publicada mais de 12 horas depois, às 13:28 do mesmo dia.
Qual o próximo passo? Notificar a outra parte envolvida. Como eu fiz. Segue a cópia do e-mail enviado, no início da noite de hoje, à blogueira:


"Prezada Marina, Tive uma surpresa ao acessar
meu blog hoje e ver um comentário de uma leitora denunciando a cópia e a publicação de um texto meu como sendo de sua autoria, no seu blog. O texto, como você deve saber, é sobre o assassinato do jovem Daniel Duque, ocorrido na madrugada do último sábado, no Rio de Janeiro.
Conferi e, lamentavelmente, constatei que houve realmente a apropriação do material que escrevi única e exclusivamente para divulgação em meu blog. E, pior que isso, em momento nenhum foi citada a fonte de onde quase todo o texto tinha sido retirado.
Escrevi o texto original 12 horas antes da publicação em seu blog. Eis o link: http://babelturbo.blogspot.com/2008/06/juventude-roubada.html . Tenho as telas salvas e os registros da publicação. Em caso de processo, o seu blog seria facilmente condenado.
Sou jornalista e abomino essa prática. Isso se chama apropriação indébita e, além de ser um desrespeito à minha pessoa, é um desrespeito aos seus leitores. Portanto, solicito que você retifique a informação no seu blog, e RETIRE O MEU TEXTO DO AR. Se você quisesse, poderia ter me pedido para usá- lo, mas na mão grande, não vai levar nada.
Tenho testemunhas da autoria do texto - inclusive na própria família do Daniel Duque, que entrou em contato comigo e pretende distribuí-lo numa passeata, amanhã. Espero que você tome as providências cabíveis. Do contrário, eu as tomarei. E será na justiça.
Att, Murilo Ribeiro"


O próximo passo? Espero, sinceramente, que parta da jovem que, num ato impensado, publicou algo que não lhe pertencia. Se não for dela, será meu. E tenho a certeza de que ela sairá perdendo...
Fico me perguntando o porquê de uma pessoa agir assim. Poderia ter vindo aqui, lido, pedido pra reproduzir. E eu autorizaria na boa...
São essas "pequenas coisinhas" que nos fazem menos capazes de exigir ética do síndico, do vereador, do prefeito, da polícia...dos governantes! E esse "jeitinho brasileiro" que jogou nosso país num mar de lama de onde tanta gente esforça para retirá-lo.
Pode ter sido um ato inconseqüente? Pode. Pode ter sido sem querer? Pode. Mas essa é a oportunidade para essa moça aprender que, definitivamente, não é assim que se faz.
Mais uma vez, obrigado às leitoras que me comunicaram sobre o ocorrido! É muito bom saber que ainda há gente decente nesse mundo.
E a vocês, demais leitores, desculpem pelo desabafo! E fiquem de olho com seus textos publicados na grande rede...

10 comentários:

  1. Parabens Murilo!
    essas pessoas preciso aprender mesmo o que sendo "esperto" com esse "jeitinho brasileiro" nao funcionar, eles preciso aprender respeito acima de tudo e sabe o que esse e uma violaçao de vc e seus palavras, textos o que e seu propriedade aqui em seu Blog, e se ela ainda continuar com esse "jeitinho" vai para justiça... se aconteceu comigo eu vou faz uma processo mesmo, somente assim essas canalhas acabar aprendendo!
    Abraçao amigo! Boa sorte e desculpe para meus palavroes aqui!

    ResponderExcluir
  2. Antigamente os furtos se concentravam em coisas materias, tais como automóveis, bolsas, carteiras... Hoje, com a vida virtual que todos temos, ela se dirige às nossas idéias e pensamentos colcadas num Blog!
    A cara-de-pau não tem limites (rs) e a falta de criatividade idem.
    Feliz daquele que tem suas idéias "emprestadas", mas creditadas, né? Entretanto, roubar e dizer-se dono... Francamente!
    Os espertinhos querem viver como dizia Cazuza: "Levar vida fácil, fácil, fácil!"

    ResponderExcluir
  3. gente, eu tô chocada com a atitude dessa moça...
    mas, tenho pena... quem faz isso é porque não consegue se expressar... tem que copiar... deve ter uma mente vazia, vazia, vazia... que pena...
    mas, acho que você está certíssimo em colocar a boc ano trombone...
    depois quero saber como é que se bloqueia o "copiar" no blog... acho que vou "fechar" os meus também...
    tô chocada, ainda...

    ResponderExcluir
  4. Brit, valeu pela força! Acho que a ética não anda em alta hoje em dia. O que não pode é todo mundo achar que isso é natural, é todo mundo querer se dar bem na base da malandragem. Por isso fiquei revoltado com a atitude da moça. E por isso estou correndo atrás pra deixar claro que ela bancou uma personagem de novela mexicana; "A Usurpadora".
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Márcio, fontes existem pra que sejam citadas. Nunca publiquei nada aqui sem identificar a fonte da notícia. Faço questão, inclusive, de colocar os links nos posts. Agora, pegar um texto meu e publicar como dela, ainda passando os artigos para o feminino, foi dose, amigo! Muita canalhice!
    Como eu disse no e-mail que mandei à moça: na mão grande, não vai levar nada!
    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Que loucura, Murilo. O pior é que ela altera o texto no final - pra pior, é claro - e ainda comete erro de concordância. concordo com você plenamente quando diz que essas sãos as mesmas pessoas que cobram ética dos políticos, mas não conseguem ver esse ato como antiético.

    Dou a maior força para você ir em frente. E mais: soube da morte do rapaz primeiro no seu blog, antes mesmo de ler os jornais on line. Conte comigo!

    abraços,

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Valeu, Cálega!
    Nem quis entrar no mérito das mudanças que ela fez no texto - pra tentar se livrar das provas do plágio - pra não parecer que estava querendo me vender como o maioral. ..
    Bj e valeu pela força!

    ResponderExcluir
  9. Amigos, o caso está resolvido. A moça me pediu para retirar os comentários mais "pesados" e eu concordei.
    Cedemos todos e, certamente, também aprendemos todos com essa história.
    Eu, por exemplo, aprendi a bloquear o botão direito do mouse aqui no blog...rs!
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  10. E verdade Murilo!
    e eu tb aprendeu esse coisa de bloquear o botao direito com vc mesmo! valeu pelos informaçoes!
    Só espero essa moça aprendeu alguma coisa com esse caso tb....
    Abraçao!

    ResponderExcluir