quarta-feira, 16 de julho de 2008

A aliança

Dia desses, sonhei que tinha perdido a minha aliança. Foi um sonho angustiante, um vestígio qualquer da época em que eu - por uma obrigação auto-imposta - tinha que usá-la diariamente. Não achava e o desespero tomava conta de mim. Até que o despertador tocou e eu voltei à realidade: estou livre do bambolê (de otário?) no meu dedo.
O que sei é que essa argola já esteve aqui, ocupando um dos dedos da minha mão. Produziu uma marca de sol e rendeu mais olhares maliciosos do que sempre estive habituado a receber. Só. Hoje, jaz em algum canto do meu armário, perdida em meio a quinquilharias, roupas, perfumes e documentos de toda a sorte. Esquecida, não lembra nem de longe a única coisa que já fiz questão de usar todos os dias. E usei durante dois anos ininterruptos.
Agora, aquele pedaço de metal em forma de círculo - que nem sei se é ouro, embora o tenha comprado como se fosse - nada mais é pra mim. Carrega, por dentro, um nome que nada mais significa em minha vida, a não ser, talvez, o homônimo de uma futura nova paquera.
Foi pensando nesse sonho e na velha argola dourada pendurada em meu dedo que vi, na tua foto, uma argola dourada pendurada no teu. Apenas um símbolo. Talvez, uma jóia. Sinal de amor? Pode ser. Nem sempre o é.
Mas me fez entender um monte de coisas...
E fez minha admiração diminuir consideravelmente...

5 comentários:

  1. Talvez ela tenha realmente um bom motivo pra usar aquela aliança. E sobre a admiração, é normal. Às vezes, as pessoas não fazem nada. Nós é que criamos sua imagem do jeito que melhor nos convém...e nem sempre elas correspondem. O que não significa que elas tenham errado em nada com a gente. Não necessáriamente. O que posso dizer é que é recíproco: mesmo não querendo, a admiração dela também caiu ao ler esse texto. Ela fez igual a você: ela tinha criado alguém mais bonito do que na verdade era.

    ResponderExcluir
  2. ???
    Quem é ela???rs...
    Bom, Anônimo...talvez você seja um novo(a) leitor(a). E por isso não tenha entendido o espírito da coisa. Ou, sei lá...talvez seja alguém apenas querendo me sacanear...rs!
    Fato é que, como está descrito no meu perfil, na coluna da direita aqui do B@belturbo, vez por outra eu coloco aqui textos "pretensamente literários". Foi o caso desse "A aliança". Por mais incrível que possa parecer, quase nada nele é real. A verdade vai até o momento em que disse ter sido casado por dois anos. Todo o resto descreve uma narrativa ficcional, baseada em fatos reais que me foram relatados recentemente por uma amiga. Não exponho a minha vida aqui e, ainda que o fizesse, certamente não seria com um texto dessa natureza. Prefiro os que falam de amor (e se voltar mais vezes ao blog, vai descobrir isso aos poucos). Portanto, não entendi nada sobre o seu comentário.
    Mas, ainda assim, agradeço pela (ácida) visita.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ah, se tiver mais dúvidas sobre a "linha editorial" do blog, escreva para HOT LINE: babelturbo@uol.com.br

    ResponderExcluir