quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Rio 2016: o que você acha?

Não se fala em outra coisa: é jornal fazendo campanha com celebridades vestindo a camisa do evento, é cobertura nos telejornais, comerciais convidando para o show pró-candidatura carioca em Copacabana. E por aí vai...
Vejo tudo isso com olhos de quem já acompanhou movimentação semelhante em ocasiões anteriores. Vejo tudo isso com olhos de quem viu promessas vãs encontrarem abrigo nos corações do povo dessa cidade, que a ama e a quer cada vez mais Maravilhosa. Vejo tudo isso com olhos de quem ouviu dizer que, para os Jogos Panamericanos, o metrô chegaria à Barra e as lagoas da Barra e de Jacarepaguá seriam despoluídas.
Vejo tudo isso com olhos de quem, no lugar de ver as promessas para a cidade cumpridas, viu se erguer um elefante branco, de nome Cidade da Música, que jamais ficou pronto e, ao menos até aqui, não justificou um mísero centavo público investido em sua construção.
Agora, vejo a candidatura do Rio para as olimpíadas de 2016. E vejo, também, todos os problemas da cidade, todo o sofrimento que atinge sua gente. Gente festiva, que seria ainda mais feliz com os jogos aqui. E que, tenho certeza, seria ainda mais feliz se os gestores dessa cidade tão linda se comprometessem com ela e com seu povo, sem mirar o calendário em busca de datas, eventos e festejos que possam render mídia, projeção e, no futuro, mais votos.
Rio 2016. Se vier, será bom. Ficarei feliz. Mas o que sonho para a minha terra - que tanto amo - é muito mais que a realização de uma edição dos Jogos Olímpicos. Quero, sim, uma cidade que mereça medalha de ouro na modalidade respeito à população. E nessa modalidade, caríssimos, estamos longe de chegar perto da lanterninha...

E você? O que pensa sobre a candidatura do Rio à sede da Olimpíada de 2016?
Comentaê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário