segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Aqui se fala...cearês?

Gravação numa escola de Fortaleza. Entro na sala de aula e cumprimento os alunos. Educados, todos respondem animadamente. Em seguida, passo algumas orientações sobre a gravação, o trabalho da equipe, e peço que todos se comportem naturalmente, como se não estivéssemos acompanhando a aula.
Noto que todos prestam atenção a todos os detalhes do que digo, com os olhos vidrados...
Terminada a apresentação, um deles me chama. Eu me aproximo e ele pergunta:
- Vocês são de onde, hein?
- Somos todos do Rio - respondo.
Ele olha pra um lado, faz uma breve pausa e dispara:
- E lá vocês falam italiano, é?
Contive o riso, apesar da inusitada - e inocente - pergunta. Respondi que não, obviamente, que falamos português também. E que, do contrário, ele não me entenderia. O garotinho, então, completou o raciocínio, caprichando no mais cearense dos sotaques:
- Mas vocês falam um pouquinho diferente, né?

Achei muito engraçado. E bonitinho. Acho muito bacana quando as crianças preservam essa inocência. Valorizo cada vez mais isso, sobretudo nesses tempos em que muitos pequenos se comportam como adultos sabichões e parecem ter vergonha de viver essa fase tão especial da vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário