sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Lamentações...

Semana corrida por causa do programa no ar...não é preguiça não - como me acusou uma de minhas leitoras mais fiéis - é só pouco tempo pra muita coisa a ser feita. E já aviso que a próxima semana será no mesmo estilo, porque também estarei no ar...
Mas lamento ter escrito pouco. Muitas coisas aconteceram nessa semana. O assassinato no Leblon, por exemplo. Bárbaro, como todos os assassinatos. Mas retratado pela mídia com um certo ar "vip". É claro que lamento profundamente a morte de Ana Cristina Giannini Johannpeter. Mas também lamento que esses casos, acontecidos na Zona Sul do Rio, ganhem o destaque que ganham, quando sabemos que nas periferias e nos bairros pobres - infelizmente -crimes estúpidos e condenáveis como esse acontecem a torto e a direito, muitas vezes sem cobertura da imprensa; outras tantas, até mesmo sem a devida investigação policial.
Violência só choca na Zona Sul? Violência contra pobres, pra ganhar destaque, tem que acontecer no atacado, como foi na chacina de Vigário Geral? Ou a cobertura da violência que atinge os brasileiros mais humildes vale apenas o peso de uma manchete bem "vendável", enquanto apenas os casos que vítimam pessoas de sobrenome merecem a devida apuração por parte da imprensa?
Imprensa inteligente é a que se repensa, que se reinventa. E a que cumpre o seu papel de informar e investigar; seja quando a vítima é do "clã" dos Gerdau, ou quando vive numa favela, sem ao menos ter certidão de nascimento.
Ainda na linha das lamentações: lamento essa crise sem fim nos aeroportos - e as notícias de vôos cada vez mais próximos de acidentes no ar; lamento as mortes no Iraque; lamento pelas estrelas do cinema que se foram; e lamento, é claro, pelo último pingüim branco e marrom do mundo, que morreu na China.

Um comentário:

  1. Murilo,
    Não acusei...
    Foi só um comentário de uma leitora diária que sentiu falta do seu texto numa certa manhã.
    Beijos

    ResponderExcluir