sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Saudade maior...

Era menino ainda quando a vida jogou toda a sua inconstância na minha cara. Foi quando, horas depois de me trazer um monte de presentes de Natal e de jogar video-game comigo, como gostávamos tanto de fazer, meu pai se deitou e não levantou mais. Morreu de repente, sabotado por um coração sobrecarregado, apesar dos seus apenas 41 anos.
Eu tinha 10...
E aprendi que as coisas são impermanentes. Aprendi que o tempo existe pra ser aproveitado, que as oportunidades que a vida nos dá não podem ser desperdiçadas e, mais que tudo isso, que o amor que sentimos pelas pessoas especiais em nossas vidas deve ser demonstrado em palavras e em atitudes. Aprendi com ele a ser Flamengo, mesmo sem gostar e sem entender quase nada de futebol...
Vivi apenas uma década com meu pai, mas tenho certeza de que ele sempre soube que era o meu herói, o cara que sabia tudo de matemática, com quem eu sempre podia contar na hora de resolver um problema mais complicado.
Ainda hoje me pego pensando em como ele me aconselharia diante de determinadas situações...
Hoje, faz 18 anos que meu pai foi-se embora. Era uma quarta-feira e Chitãozinho e Xororó cantavam na televisão. O rádio-relógio do quarto marcava 22:56h quando eu vi, pela última vez, meu pai com seus belos olhos verdes abertos, olhando pra mim, com um ar de despedida que, apesar de toda a meninice dos meus apenas 10 anos, eu soube perceber de imediato...

9 comentários:

  1. Que lindo texto, querido! É por isso que desejo a vc tudo de melhor no ano que se aproxima e que vc aproveite muito a vida em 2009, sempre com essa sua alegria vibrante!! Grande beijo, Bella.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia ainda que tinha acontecido justo nesta data... Não tenho nem o que dizer... Ou tenho, sim. O mesmo que comentei sobre o post da Monica Ramalho, que tratava da mesma perda: o melhor consolo de tudo isso é que o tempo traz mudanças e permite que a gente possa se reinventar!... Abs.

    ResponderExcluir
  3. ih! biscoito. viva a diferença! achei o máximo! q deus me dê a mma sorte do seu pai. morrer d estalo numa noite natalina. q seja esta uma oração a Ele. eu, de minha parte, ia adorar! desculpe-me, + é a pura verdade, o q é ruim pra um é ótimo pro outro!

    ResponderExcluir
  4. Todos os dias temos q aproveitar como se fosse o último...Graças a Deus vc conheceu o seu pai, e apesar de pouco tempo juntos ele te deixou essa ótima referência. Tenha certeza q esse tempo todo ele sempre esteve ao seu lado...olhando por vc e por todos da sua familia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Bella, brigadão! Também te desejo tudo de melhor no ano novo! E, claro, que a gente possa se ver mais vezes, né?
    Bjão!

    Serginho, é verdade. E o tempo também traz resignição. É só o que nos resta! Abração!

    Paulo, não deixa de ser um ponto de vista. Mas concordo que morrer de repente tem seu lado bom: poupa sofrimento, por exemplo. Abs!

    DestroieR, tenho essa certeza sim! Acho que a gente perde pessoas, mas vai ganhando anjos. Conforta ver dessa forma! Abs!

    ResponderExcluir
  6. Hj ao te ver preferi nao tocar no assunto!!!!Mas ainda hj me lembro de cada vez q ele me jogava nas aguas da praia, cada vez q ele passava pela minha casa so para me levar para sua!!!!Saudades!!!

    Te amo e beijocas!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Murilo,
    Eu nem pode imaginar como foi para vc com 10 anos só...
    Natal e um feriado doçe-amarga para nos quem viver sem um Pai ou uma Mae...

    Eu por examplo sempre escapir todos os natals e até agora nunca pode ficar em casa durante Natal pensando da minha Mae quem falaceu 10 anos atras com 56 anos de idade. Eu foi aqui em Brasil já e foi um choque enorme pra mim vindo de uma familia muito perto. Ela sempre foi meu melhor amiga.

    Mas com certeza seu Pai estar sempre com vc, guiando vc no direçao certo na vida.
    Os Pais nunca deixar os filhos e ainda morte nao pode quebrar esse laços e amor.

    Abracao amigo!

    ResponderExcluir
  8. Aos 4 anos aprendi que a vida não é linear e que as pessoas podem deixar as histórias antes de chegar o fim. Por isso, vivo a cada dia como único e acredito que as pessoas valem mais do que as coisas.
    Que bom que seu pai jogou video game com vc, com isso te ensinou a jogar também com a gente! Ele deve esta orgulhoso!
    Bjs e um belo 2009, Ana Maria

    ResponderExcluir
  9. Erica, Brit e Ana Maria: brigadão pelas palavras doces!
    Valeu mesmo!
    Abs!

    ResponderExcluir