sábado, 27 de dezembro de 2008

Os últimos acordes de Cesar Maia...ou seria a última desafinada???

Foto publicada no Globo Online mostra a "brincadeirinha" do futuro ex-prefeito ao inaugurar sua polêmica obra de meio bilhão de reais...


Essa foto me soa como um deboche, como um tapa na cara de todos que viram a cidade abandonada ao longo dos últimos quatro anos; de todos que viram a dengue virar uma ameaça contra a vida do carioca.
Mas a imagem é, também, emblemática. Nada mais emblemático para marcar o fim desse governo do que a inauguração de uma obra polêmica, ainda inacabada e com entulho pelos cantos. Nada mais emblemático para esse senhor do que ter como testemunhas de seu último ato no poder apenas uma claque formada por funcionários públicos.
Porque mesmo o povo, felizmente, parece já ter dado as costas para Cesar Maia.
Quanto à música, que fique claro, não tenho nada contra! Mas a imponência dessa obra me parece incompatível com a realidade de uma cidade onde pessoas morrem vítimas de um mosquito, onde a iluminação mais escurece do que clareia e onde há tanta gente morando nas ruas.
Pra mim, enquanto essas questões não forem dignamente enfrentadas, a Cidade da Música vai continuar a ser apenas um elefante branco fincado no meio da rua...

2 comentários: