sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Sobre o polêmico Acordo Ortográfico...

A mídia tem tratado exaustivamente das novas regras vigentes desde que o Acordo Ortográfico entrou em vigor aqui no Brasil, desde o dia 1°. No Salto, eu também já mediei alguns debates em que a questão foi tratada e, até então, não tinha desenvolvido grande resistência ao novo arranjo do nosso idioma.
Incluir K, W e Y no alfabeto, sem problema!
Cortar o trema? Tranquilo, não faz falta mesmo!
Agora eu não faço idéia de quando vou me acostumar a escrever idéia sem acento! Gente! Idéia é idéia, com acento no e! Que ideia mais maluca de implicar com esse acento, caramba! Esse papo de acabar com os acentos nos ditongos abertos éi e ói das palavras com a penúltima sílaba tônica é o fim! Olha só que esquisto: alcateia, odisseia, androide, asteroide, boia, colmeia, heroico, joia, paranoia...tudo sem acento! Não é terrível?
E tem mais: paroxítonas com i e u depois de ditongos também não levarão mais acentos. Bocaiuva e feiura são exemplos.
Outra esquisitice: a extinção dos acentos para as palavras terminadas em êem e ôo(s). Agora fica tudo assim: voo, zoo, abençoo, leem, veem...e por aí vai.
O acento diferencial também foi pro espaço. Não tem mais aquela de acentuar o verbo pára só pra deixá-lo diferente da preposição para. Polo, pera e pelo(s) também perdem os acentos.
Mas há exceções - aliás, não seria a Línga Portuguesa se não houvesse exceções!!! - No caso de pode/pôde o acento diferencial fica do jeitinho que o conhecemos. Nesse caso, serve pra diferenciar o verbo no tempo presente da forma pretérita. O diferencial também segue firme em pôr (verbo) e por (preposição); e nos plurais dos verbos ter, vir (e dos derivados: manter, deter, reter, conter, convir, intervir e etc).
Ainda há mais umas regrinhas relacionadas à acentuação. Mas essas são as mais importantes.
Agora, outra polêmica: o hífen! Sempre vai rolar hífen antes de palavras iniciadas com h, como anti-higiênico, anti-histórico, super-homem, e etc. A exceção é subumano - no caso, além do hífen, o h também vai pro escambau!
Com prefixos terminados em vogal diferente da vogal que dá início ao segundo elemento, cai o uso do hífen. Aeroespacial, plurianual, infraestrutura, autoescola, autoestrada...agora é tudo junto e misturado! No caso do prefixo co, rola mais uma exceção: ele geralmente vai se juntar ao segundo elemento, mesmo quando a primeira letra for o: como a gente nota em coordenar, cooptar, cooperar e etc.
O hífen também fica de lado quando o prefixo terminar em vogal e o segundo elemento começar com consoante diferente de r ou s: anteprojeto, antepedagógico, semideus e etc.
No caso do prefixo vice, segue obrigatório o uso do hífen.
Não se usa hífen quando o prefixo terminar em vogal e o segundo elemento começar com r ou s. Nesse caso, não se angustie: é só dobrar a última letra do prefixo. Fica assim ó: minissaia, antirracismo, contrassenso, ultrassom, biorritmo e etc.
Quando o prefixo terminar com a mesma vogal que dá início ao segundo elemento, sapequemos o hífen: contra-ataque, contra-almirante, micro-ônibus, anti-inflamatório e por aí vai...
O mesmo vale quando a mesma consoante for a última letra do prefixo e a primeira do segundo elemento, assim: inter-racial, super-romântico, inter-regional e afins.
Nos demais caso, não se usa hífen. E você vai poder continuar achando superinteressante ir ao hipermercado intermunicipal sem ter superproteção - tudo sem tracinho nenhum pra chatear!
Ainda há mais umas regrinhas chatas sobre o uso do hífen. Um pé no saco, eu também acho! E se você não tiver nenhum sinônimo pra substituir a palavra que anda lhe encafifando a mufa, sugiro dar uma olhada em algum manualzinho online. Há alguns bem bacanas e que trazem todas as dicas fundamentais sobre essa reforma fora de hora, que acaba deixando todo mundo um pouco menos alfabetizado da noite pro dia, por mais que se diga o contrário.
E você, leitor? O que está achando de ter que decorar novas regrinhas a essa altura do campeonato, hein?

9 comentários:

  1. Vou passar a fazer da seguinte forma escrevo todo o texto e no final coloco assim
    (.,;:~^´`?-"'!)acentue a gosto

    Um abraço a todos(.,;:~^´`?-"'!)

    ResponderExcluir
  2. Caraiooooo!!!! Não vou saber mais escrever corretamente!!! QUE #%!@%@^*&(^&$$%$#%^&#%!!! Revisão idiota. Eu sabia...tudo começou quando "elegemos" (não me incluo nisso...rs) nosso presidente e seu português perfeito. Virou exemplo! rs. Inté.

    ResponderExcluir
  3. Carlos Henrique: morri de rir com (mais esse) teu comentário. E acho muito bacana a idéia da pontuação interativa!rs
    Abração!

    Vitor: não se estresse não, todo mundo ficou um pouco menos alfabetizado com essa mudança! E com relação ao presidente, vou defendê-lo: o projeto de lei que regulamenta o acordo foi assinado em 95, Prego! Se demoraram 14 anos pra colocar em prática, é porque o lance não é mesmo simples, né?
    Enfim, tô me sentindo como o povo que escrevia pharmacia e, de uma hora pra outra, teve que substituir o ph pelo f...rs!
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Caraca Murilo!
    agora tenho medo para escrever mais aqui em Portugues!! rsrs!
    Abracao - desculpe aqui nao tem acento pq, como eu, meu notebook e Ingles!

    ResponderExcluir
  5. Brit, don't worry! Here, all of us are still learning how to use the new rules, ok?
    Hugs, my friend!

    ResponderExcluir
  6. ah! biscoito, o dia q eu t demitir, usarei alguns tópicos como explicação! como o trema ñ faz falta?!?! q ensino médio foi esse q vc fez, meu caro??? a reforma já é, por sí só, uma catástrofe q fere profundamente o idioma, com um comentários desses, então!...

    ResponderExcluir
  7. Juro que estou quase enlouquecendo com essa bosta de reforma. Acho que vou adotar a ideia do Carlos Henrique.

    ResponderExcluir
  8. Fiz um post no meu blog sobre essa reforma ortográfica tbm. Estou tentando me acostumar, mas já senti que vai ser difícil demais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Paulo, acho que a extinção do trema é a parte menos complicada. A loucura maior é a história do hífen...
    Aliás: meu Ensino Médio foi ótimo, tá? Com acento agudo no O, aliás!rs
    Abs!

    Kika, a sugestão do Carlos Henrique é fantástica mesmo!
    Bj!

    Amanda, bota complicado nisso! Por mais que altere apenas 0,5% do nosso vocabulário, segundo as estatísticas oficiais, a reforma muda completamente a nossa relação com a língua escrita. Sem falar na insegurança que bate quando a gente tem que escrever alguma palavra que teve sua regra ortográfica alterada. Um saco!
    Bj e boa sorte pra nós todos!!!

    ResponderExcluir