terça-feira, 29 de abril de 2008

Marina Elali e o xote tipo exportação...

Outro dia, cheguei em casa e liguei a TV. Tomava um banho morno, pra ficar relax, enquanto a TV estava sintonizada na novela das oito. Ouvi um diálogo ali, outro acolá, mas nada que me chamasse a atenção. Mas não tardou para que ela despertasse: e foi bem na hora em que os créditos de encerramento começaram a subir na telinha, embalados por "All She Wants". Não conhece?
Ah...conhece sim! A pitoresca balada interpretada pela não menos pitoresca Marina Elali nada mais é que uma versão de "O Xote das Meninas", uma das mais famosas obras do cancioneiro nordestino, composta há mais de 50 anos pelo avô de Elali, Zé Dantas.
Verter algo tão genuíno para o inglês, a meu ver, já é meio esquisitão. E mais esquisito ainda é querer dar uma roupagem pop pra canção, registrada com a já batida voz soprosa de Marina Elali. O célebre "Ela só quer, só pensa em namorar" virou “Cause all she wants, Is go out with the boys”.
Quem quiser, pode conferir aqui, com direito a também já tradicional dancinha over da Marina Elali.
Na boa: é ruim de doer!!!

4 comentários:

  1. eu não gosto da Marina Elali... nunca gostei... nem no tempo em que ela participou do Fama...

    ResponderExcluir
  2. A música Garota de Ipanema foi lançada em Inglês um ano após ser escrita em Português e isso nunca descarecterizou a nossa cultura, pelo contrário ajudou as pessoas a reconhecerem a bela boa música que temos, podemos dizer que muitas das músicas de Jobim estão em Inglês ex: Águas de Março, Chega de Saudade, Corcovado, Desafinado, Wave etc isso sempre mostrou divulgou nossa cultura. Escrever música em Inglês é uma coisa, americanizar-se é outra. VIVA a música brasileira "em qualquer língua"!! :)

    ResponderExcluir
  3. Thyago, valeu pela visita!
    E viva a nossa música, claro!
    Mas, na boa, acho que o repertório da Marina precisa evoluir muuuuito pra ser comparado à genialidade de Tom Jobim e suas canções imortais e inesquecíveis, seja em português, inglês ou aramaico.
    Não acho um problema que ela traduza as músicas. Mas, no caso que cito no texto, o resultado ficou mesmo pavoroso...
    Um abraço e volte mais vezes!

    ResponderExcluir
  4. Amigo, poste aí algumas composições suas...

    ResponderExcluir