domingo, 17 de dezembro de 2006

E Ivete abalou...


Quatro horas de show: lágrimas, agradecimentos e tecnologia jogando pró e contra a mega-festa de Ivete Sangalo no Maracanã... Posted by Picasa

Sábado lindo, depois do dilúvio que caiu sobre o Rio na última sexta. Dia perfeito para uma praia e tanto! Mas meu programa - como não poderia deixar de ser - foi o Maracanã. E a diversão foi mesmo garantida: já na fila, um belga muito do intrometido se encantou pela Mariana, tadinha. O cara fazia cara de simpático, rindo de tudo o que falávamos. Mesmo quando esse "tudo" era ele. E não falávamos bem, é claro: o "turista-sem-noção" furou a fila na maior! Não dava pra fazer amizade, né?
Entramos no Maraca mais de três horas antes do início do show. O papo mais recorrente era sobre o tamanho da responsa de fazer um show naquele templo. Lotar um estádio daquele é sinal de muito prestígio, mas naquele momento ainda dava pra duvidar se Ivete teria essa marca em sua carreira. Essas dúvidas só ficavam de lado na hora das "olas", um espetáculo muito bonito que a galera apresentou várias vezes ao longo da noite...
A luz caindo, o gramado lotando. Lanches. Água. E ansiedade. Até que, nove e meia da noite, os telões começaram a exibir depoimentos dos amigos da cantora. Zezé & Luciano, Xuxa, Sandy&Jr, Gil, Elba e Faustão - o único vaiado da noite! Era a contagem regressiva...e logo surgiram os acordes iniciais de "Abalou".
E Ivete chegou abalando mesmo! Num elevador, vestida num macacão de vinil - muito sexy, se é que alguma roupa ainda pode deixá-la mais sexy - a cantora fez uma entrada triunfal, que logo deixou claro que se tratava mesmo de uma mega-produção. O gigante sacudiu ao comando da cantora, que pediu forças a Deus e à sua "mainha" pra fazer daquela uma noite muito especial.
Pra mim, o repertório foi o ponto fraco. Tudo muito parecido com o show do Dvd anterior - o MTV Ao vivo. Lá estavam "Sorte Grande", "Festa", "Empurra-empurra", "Canibal", "Pererê", "Tô na rua", "Arerê", "Levada Louca", "Flor do Reggae", "Chupa Toda", "Carro Velho". Todas contagiaram o público, mas acredito que já estão pra lá de saturadas.
Das novidades, "Berimbau Metalizado" chama atenção pelo suingue. No show, a canção foi antecedida por um grupo de capoeira em bela evolução no palco. O refrão-grude de "Ilumina" - com direito à xa-lá-lá-lá - e a romântica "Deixo", com Ivete tocando guitarra acústica, também renderam bons momentos. Assim como a leitura da baiana para "Não quero dinheiro", eterno hit de Tim Maia. Um pequeno medley com "Chorando se foi" e "Preta" - lembra do Beto Barbosa??? - também levantou a massa, assim como "Não me conte seus problemas", já gravada anteriormente em dueto com Saulo da Banda Eva.
Um dos momentos mais bonitos do show foi o das baladas. Sentada num piano, a cantora surge no palco e apresenta "Quando a chuva passar", com direito a um coro emocionado de mais de cinqüenta mil vozes. Em seguida, ela é erguida por uma plataforma e, sobre a platéia, canta "Se eu não te amasse tanto assim" e "Eu sei que vou te amar". Bonito demais mesmo!
Os duetos foram cinco. Com Samuel Rosa, "Não vou ficar", de Roberto Carlos. Saulo Fernandes, da Banda Eva, dividou a nova "Não precisa mudar" com a conterrânea. O espanhol Alejandro Sanz a acompanhou no sucesso "Corazon Partio" - momento em que o Maracanã mostrou ter um coro bilíngüe prestigiando a apresentação. Acompanhada de Durval Lelys, do Asa de Águia, Ivete relembrou "Bota pra ferver", de seu primeiro disco solo. E com MC Buchecha - o convidado que mais entrou no clima da festa - a cantora trocou o axé pelo funk em "Nosso Sonho", "Sabe" e "Poder". A energia do público era tanta que suportou até mesmo a pane no som e nos telões do palco. Vinte minutos de pausa. Balde de água fria na turma que estava em transe com tudo que acontecia no palco...
Alguns foram embora - já exaustos pelas quase quatro horas de show. Quem ficou viu a homenagem que Ivete fez à amiga Xuxa, segundo ela, responsável pela venda de 40.000 ingressos. Quem diria que o Maracanã iria cantar junto "Doce Mel", como nas velhas chegadas de Papai Noel de vinte anos atrás? Pois a baiana fez o tempo voltar. E fez a galera pular ao som de "País Tropical", que encerrou a apresentação. No bis, "Mega Beijo", foi a pedida do público.
Em suma: sábado foi um dia muito feliz para uma menina que começou do nada, entregando quentinhas em Salvador. E que, ao que tudo indica, parte para o mundo com um mega-show registrado num dos maiores cartões-postais da mais bela cidade do planeta. Ela merece! Mas deve ficar atenta: se lá fora tudo ainda é novidade, aqui no Brasil, certamente, seus fãs já já vão começar a pedir coisas novas também.

6 comentários:

  1. Oi Murilo, legal o seu relato do show! Falou tudo com muita propriedade! Só acho que o repertório foi muito bem elaborado sim! Uma sequência de músicas estrategicamente costuradas e que não poderiam ficar de fora do espetáculo! Muitas dali só foram cantadas para dá agilidade ao show e animar o público, não siginifica que entrarão no cd/dvd. Claro que Ivete tmb não poderia deixar de lado as músicas que marcaram sua história (como Festa, Sorte Grande, Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim, Arere etc...). O próprio público não perdoaria a ausência de certos sucessos!

    Ivete, em entrevista após o lançamento do show em Salvador, disse que não está no momento de revisitar repertório, pois já fez isso no MTV que cememorava 10 anos de carreira e que prefere fazer isso num momento estratégico para celebrar ou 15 ou 20 anos de carreira! Diante deste fato, percebe-se o propósito de Ivete em lançar novos sucessos, prova disso são as 5 músicas inéditas (Berimbau Metalizado, Ilumina, Não Precisa Mudar, Dengo de Amor e Deixo) e as músicas do "Supernovas" que ainda têm muito fôlego para serem trabalhadas numa versão ao vivo (A Galera, Abalou, Mega Beijo, Poder, Quando a Chuva Passar). Somando com as músicas dos duetos já resultará em músicas suficientes para montar um repertório de cd totalmente diferente do álbum da mtv. Provavelmente só no dvd que haverá algumas aceitáveis repetições!

    Deve ser ressaltado que tmb haverá espaço para os extras, onde conterá a turnê européia (com as músicas "Imagine" e "Ritmo do Coração"), um encontro musical com a cantora Rosa passos e o show de agosto ocorrido em salvador (músicas "Cadê Você" e "Maravilha")!

    Sei dessas informações pq faço parte do fã-clube "Beleza Rara" de Salvador e a nós foi confidenciado essa montagem do show! Claro que está sujeita a alterações, mas não deixa de ser uma ótima notícia com forte possibilidade de concretização! Um Abraço e felicidades!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Fernando!
    Muito obrigado pela visita e pelo comentário, também cheio de argumentos!
    Agradeço pela visita e te espero por aqui mais vezes!
    Abração pra você e pra todo o pessoal do "Beleza Rara".
    E que venham o Cd e o Dvd!

    ResponderExcluir
  3. Murilo,
    Muito bom seu artigo!
    Parabéns pelas doces palavras, envolvidas de informaçao.

    Quando somos movidos por amor e admiração tudo flui mais bonito.
    Mais uma vez parabéns!

    com carinho
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Lú!
    Brigadão pelo carinho e pela leitura!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  5. Oi Murilo!!!
    Adorei!!!
    Acredita q só hj eu vi!?!?!?!
    rsrsrsrsrsrsrs

    Vc não podia deixar passar em branco a história do gringo né?!?! E ainda coloca meu nome no meio!!!
    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    Muito bom mesmo!!!

    ResponderExcluir
  6. Beijos!!!

    OBS: Adorei seu blogger!rs
    Vc escreve mto bem...
    Comecei a ler e não consigo mais parar!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir