quarta-feira, 1 de abril de 2009

O novo Salto para o Futuro...

Agora que é oficial, dá pra falar - e escrever - sobre...
Um programa com quase duas décadas no ar precisa, constantemente, buscar caminhos que garantam que o frescor permaneça o mesmo dos tempos de estreia. Quando não trilha esse rumo, pode acabar se repetindo e cansando o público. E, definitivamente, televisão é um veículo pensado para o público - mesmo quando os números da audiência não são o principal parâmetro usado na avaliação.
É exatamente esse frescor que o Salto busca agora em 2009. Totalmente reformulado, mas mantendo o compromisso com a qualidade do conteúdo exibido e com um público fiel conquistado ao longo dos últimos 19 anos.
No próximo dia 13, quando estrear o novo formato, completaremos exatos 11 meses e dois dias de um processo instigante, excitante e, claro, muito cansativo! Ao longo de quase um ano, toda a equipe do programa se envolveu nessa reformulação - em diferentes etapas e graus - sempre acreditando que a mudança seria salutar e desafiadora. Um processo permeado por longas reuniões de criação, infindáveis rodadas de negociação, muita pesquisa, muita discussão e, finalmente, por horas intermináveis nas ilhas de edição e sonorização...
Em maio de 2008, quando começamos a rascunhar o que poderia ser esse novo formato, as incertezas eram muitas. Temíamos, por exemplo, que os professores estranhassem algo tão diferente do programa que exibimos até aqui. Mas, em setembro, numa reunião realizada em Brasília com coordenadores da TV Escola, lembro de ter falado brevemente da novidade e ver olhos brilhando. Era a senha: nosso público também quer essa transformação!
De minha parte, posso dizer que saio do processo de gestação do novo Salto como um profissional muito mais completo, mais ciente de todas as (complexas) etapas que envolvem a produção de um programa. E, confesso, saio dessa mais orgulhoso por constatar que os quase nove anos no programa me trouxeram conhecimento - e ousadia - suficientes para acreditar que poderia colaborar com uma mudança tão igualmente desafiadora e desejada.
Portanto, turma do blog, estejam todos convidados para esse novo Salto: a partir do dia 13 de abril, às sete da noite, na TV Escola - que, aliás, também pode ser vista online. E quem só tem TV aberta pode conferir as reprises do programa na TV Brasil, a partir do dia 14 de abril, às 8:45h.
Vou postar o vídeo com a chamada feita pelo pessoal da TV pra divulgar a novidade. Ficou muito bacana e traz todos os detalhes do novo formato. Olha só:

Nenhum comentário:

Postar um comentário