sábado, 21 de março de 2009

Sim, eu fui ao show do Ricky Vallen...

Ex-calouro na TV, cantor é fenômeno no subúrbio do Rio. Em seus shows, esbanja voz e celebra a união com as donas de casa, o público mais fiel que um artista pode encontrar...

Quando minha mãe me chamou para ir ao show do Ricky Vallen, já o fez de forma descrente. Fã do cantor, revelado no programa de calouros do Raul Gil, ela sabe que aquele não é o meu estilo favorito de música.
Por isso, ela se surpreendeu quando disse que, sim, topava conferir uma apresentação do artista.
E lá fomos nós...
Chegando ao clube, avistei um monte de senhoras, todas vestindo roupas de festa. Todas alegres e ansiosas. E comecei a entender a origem do fenômeno Ricky Vallen...
Aqui, uma explicação: em bairros do subúrbio carioca, Ricky é pule de dez entre os cantores mais populares. Seus shows são sempre lotados e o público, fiel, faz questão de seguir o artista em lonas culturais, clubes e teatros de pequeno e médio porte. É esse público que fez o primeiro cd do cantor ficar por vários meses na lista dos mais vendidos no país, perdendo apenas para o furacão Ivete Sangalo que, no mesmo ano de 2007, lançou o arrasa-quarteirão Multishow Ao Vivo no Maracanã. Ou seja: sim, Ricky Vallen é um fenômeno!
De volta ao show. Os gritos quase abafaram os primeiros acordes da banda quando o cantor entrou no palco, vestindo uma calça jeans e uma camiseta preta; bem diferentes dos figurinos extravagantes e pouco usuais que já são uma marca do artista. Simples na roupa, Ricky parece ter guardado toda a exuberância para as interpretações da noite. Dono de uma voz que parece não conhecer limites, o cantor enfileirou um repertório eclético, que foi de Ângela Maria a Daniela Mercury, passando por Lenine, Vander Lee e Elis Regina.
O amor é tema dominante no show e favorece as firulas que o intérprete parece gostar de fazer quando canta. É inegável que Ricky Vallen se empenha para deixar a sua marca em cada uma das canções que canta. Inventivo, quer deixar a sua identidade estampada em cada uma das músicas que interpreta.
E aí é que está: pra mim, Ricky vai por um caminho complicado. Caminho que, em muitos momentos, esbarra no exagero. Se fôssemos amigos, diria a ele que suas interpretações ficam muito mais bonitas quando o canto é mais contido e quando os arroubos da garganta não têm tanto espaço.
Mas não é isso que a plateia espera dele. E, esperto, o cantor sabe disso! A cada nota mais alta, a cada agudo impressionantemente alternado com um grave, os aplausos explodem e coroam um tipo de canto sem igual nas rádios e na TV atualmente. Diferente de tudo o que se vê e ouve por aí, Ricky Vallen cunha sua identidade de costas para todos os críticos de seu estilo. Preferiu dar as mãos ao público, com quem aproveitou para celebrar o seu primeiro grande sucesso, Vidro Fumê, música que vem ocupando os primeiros lugares nas FMs populares desde o último mês de novembro e foi incluída na última turnê de Adriana Calcanhotto.
Quase no fim do show, quando eu já estava certo de que aquele não era mesmo o meu lugar, Ricky juntou Milagres do Povo, Pérola Negra e Maria, Maria. Um medley improvável e, surpreendentemente, perfeito! Desceu do palco e percorreu todos os cantos do clube, nos braços da plateia. Colocou todas aquelas senhoras para dançar, de mãos para o alto, batendo palmas e sorrindo junto com ele. Ganhou e distribuiu abraços, beijos e acenos.
Distante da minha mãe, que estava numa mesa lá na fila do gargarejo, olhei e vi uma menina feliz, sorrindo, dançando e cantando; seguindo com os olhos o caminho que o artista fazia pelo clube enquanto ele passava lá no fundo do ginásio, bem na minha frente.
Nessa hora, revi meu prognóstico e entendi esse fenômeno popular que é Ricky Vallen. Casado com o mais fiel e conservador dos públicos, aquele composto pelas donas de casa, Ricky esbanja carisma e sabe acarinhar a multidão de tias, mães e avós que são o motor maior de seu sucesso.
E se antes eu cheguei a pensar que nunca mais veria um show dele, deixei o clube de mãos dadas com minha mãe, certo de que, pra vê-la novamente tão feliz, faria isso muitas vezes mais.
Quanto ao Ricky, não tenho dúvida de que é um grande artista. Resta saber se terá força para seguir em frente com seu estilo próprio, diante de uma indústria que sempre busca homogeneizar para vender mais...
E digo mais: adoraria entrevistar esse cara! Quem sabe um dia?

22 comentários:

  1. Obrigada por esse comentário Murilo.
    Você colocou aqui, tudo o que nós fãs de Ricky Vallen sentimos. È isso mesmo! nós o amamos pelo seu amor com seu público e o adoramos por seu exagero e ousadia.
    Ricky Vallen não é só um rostinho bonito. Mas sinônimo de atitude.
    O que criticam tanto nele, é justamente o que queremos ver em seus shows!
    Mil beijos,
    Freya

    ResponderExcluir
  2. ESSE Q VC CONHECEU É O RICKY VALLEN Q TANTO AMAMOS E ADMIRAMOS!!!
    INTÉRPRETE MARAVILHOSO, ESBANJA CARISMA, ALEGRIA, E FAZ DE TODOS OS SEUS FÃS PESSOAS MUITO FELIZES........
    SEI Q SOU SUSPEITA P/ FALAR DO RICKY,POIS JÁ Ñ SOU MAIS FÃ, MAS SIM PERSEGUIDORA DO RICKY, JÁ FUI A MAIS DE 100 SHOWS DELE,INCLUSIVE EM OUTROS ESTADOS, E ESTOU SEMPRE QUERENDO MAIS...
    COM CERTEZA VC PODE PERCEBER O ENCANTAMENTO DAS PESSOAS AO VÊ-LO NO PALCO, É ISSO Q ELE FAZ COM TODOS NÓS, NOS ENCANTA, NOS EMOCIONA E NOS TRANSPORTA P/ UM MUNDO DE FELICIDADE!!
    OBRIGADO P/ VIR DEIXAR SUA OPINIÃO SOBRE O NOSSO ÍDOLO, POIS GERALMENTE AS PESSOAS SÓ OPINAM QUANDO Ñ GOSTA, ACHAM CRITICAR MAIS FÁCIL Q ELOGIAR.......
    MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO E ESPERO Q VC JUNTAMENTE COM SUA MAMÃE POSSA ESTAR AINDA P/ MUITAS VEZES NOS SHOWS DO RICKY .....
    BJSSSSSSS

    ResponderExcluir
  3. Seu post é a prova viva de que o cantor ou grupo que a gente acha que ñ é o noss géero pode na realidade passar a ser... sou´de Portugal e Ricky Vallen é sem dúvida um cantor para todas as idades e nacionalidades...descobri ele á pouco tempo e hoje tenho orgulho em dizer que ele me conquistou com a sua voz, intepretação, carisma , simpatia, meiguice .. ele ñ é apenas um cantor é um talento sem limites ...
    Parabéns pelo blog.
    beijosss

    ResponderExcluir
  4. Cada dia vejo essa mesma atitude de admiração até dos que não "gostam" de seu estilo de música, dos que gostam é paixão ao primeiro show e outros se rendem ao seu talento e reconhece que nós fãs amamos muito seu trabalho e seus shows, estamos muito felizes com toda essa repercussão do Ricky, agradeço suas palavras de carinho em seu espaço e e te vejo então em outros shows tão maravilhosos quanto.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que gostou, agora você viu porque amamos tanto Ricky Vallen.
    Eu sou uma senhora, como você mesmo disse dona de casa, mas eu e meu marido quando temos um show do Ricky aqui em São Paulo, não perdemos, pois Ricky é muito bom naquilo que faz: interpretar as canções!!!
    Nunca vi um cantor como ele, e olhe tenho 55 anos de idade. Vou colocar como aônimo, pois não sei como se faz o contrário, mas meu nome é Roseli de Almeida e moro em Embu das Artes - SP

    ResponderExcluir
  6. Ricky Vallen é único, perfeito, um cantor que já conquistou o mundo.
    Ricky Vallen é o responsável pela alegria que ele deposita em cada um de nós, pelo seu carisma, sua dedicação, amor pela musica, talento, garra, determinação, atitude, para mim Ricky Vallen é um só e único a conquistar o coração de todos que sabem o que é um verdadeiro cantor, interprete, em fim, nós os amamos e sempre estaremos com ele, aplaudindo de pé este artista que nasceu para brilhar e brilha em qualquer lugar que passar.
    Mil beijos,
    Marina Paiva

    ResponderExcluir
  7. Murilo, minha mãe tb é dona de casa e ADORA o Ricky Vallen! AMA!!! Nós sempre brincamos com ela por causa disso, qdo começou esse fenomeno no programa Raul Gil ela ficou muito brava qdo a gente disse q não sabia quem ele era! É super fã e lendo o seu post me inspirei e num próximo show vou levar ela tb!! Bjs carinhosos! Sandra

    ResponderExcluir
  8. Que bom que gostou o Ricky Vallen é maravilhoso falta palavras para descrever essse artista que conheci que me encanta muito que me faz muito feliz e orgulhosa em ser sua fã.
    E é por isso que cada dia que passa os seus fãs o admiram mais ele é perfeito.

    ResponderExcluir
  9. Que post otimo Murilo!
    tem nada como faz nossos Maes tão feliz, eu sei como e esse sentimento para levar a Mae para ver um show de idolo...
    antes eu chegou aqui no Brasil eu levou minha Mae para ver um show de Barbra Streisand em Londres para Dia das Maes. Ela sempre foi um fá enorme e nunca vi um show dela (pq ela tb nao fiz muitos turnes) e aquela noite foi tão otimo, tão especial ver o rosto dela cantando todas as musicas e chorando com muito felicidade como uma menina. Depois ela falou o que foi uma dos noites mais maravilhoso em sua vida. Tenho tantos, mais tantos saudades dela (ela faleceu de Cancer pouco depois eu chegou aqui no Brasil, coisa e tempo terrivel).
    Sempre faz coisas assim para sua Mae Murilo, pq nessa vida nos somente tem uma Mae quem merece tudo amor e coisas maravilhoso do mundo!
    Abração!

    ResponderExcluir
  10. Murilo, eu não sou uma pessoa que tem falicidade de chorar, apesar de ser pisciana (dizem que peixe é o signo dos sensíveis, artistas, românticos e sonhadores), assim como meu ídolo. Porém, se minha filha me visse com lágrimas nos olhos lendo o seu comentário, iria com certeza me "zoar". Já li muitos comentários e críticas musicais sobre o Ricky e o seu foi o que mais conseguiu expressar a nossa admiração por ele. O Ricky desperta em nós, tudo isso que vc descreveu. Vc teve a sensibilidade de captar o nosso sentimento em relação ao nosso ídolo. As pessoas e os críticos quando fazem comentários, não se aprofundam na realidade do sucesso desse cantor. O que mais criticam no Ricky é o seu exagero, apesar de reconhecerem que ele tem muito talento. E vc com a sua sensibilidade conseguiu ver que isso é um dos pontos do trabalho dele que mais nos agrada.A platéia dele é composta, sim da maioria de senhoras, como vc mesmo pode constatar, mas também há crianças, adolecentes e jovens como a minha filha que tem 23 anos e tem pelo trabalho dele a mesma admiração que eu,que tenho 54. Esses jovens tiveram a oportunidade de conhecê-lo na maioria das vezes, através de suas mães, e gostaram, também se tornaram fãs. Parabéns! Saiba que vc ganhou a nossa admiração, pq teve a imparcialidade e o respeito, ao falar do trabalho de alguém que faz o seu melhor e que tem respeito pelo seu público.. Torço pra que vc consiga entrevistá-lo.
    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  11. Murilo esse realmente é o Ricky Vallen!
    Minha reação quando vi o Ricky cantar pela primeira vez foi incrível, fiquei muito emocionada. Desculpem meu exagero, mas penso que é impossível uma pessoa vê-lo em ação e não gostar. Tem músicas que ele canta, que eu jamais pensaria que iria parar para ouvir e hj isso mudou, sou totalmente apaixonada pela sua performance exagerada e autêntica. Ele é único!

    ResponderExcluir
  12. Esse é o Ricky Vallen que nós amamos!!!
    Ousado!!!autêntico!!!!
    Dono de uma voz inigualável que nos encanta com suas interpretações maravilhosas, que tocam fundo em nosso coração!!!
    Sou fã do Ricky Vallen e tenho muito orgulho disso!!!
    Obrigada Murilo pelo seu comentário!!!
    Beijoss
    Suely Pereira

    ResponderExcluir
  13. É isso murilo tudo o que sentimos nos shows de Ricky Vallen, como vc disse realmente a maioria dos fãs são senhoras, mais isso já esta mudando, digo isso pq aqui em casa minhas filhas de 13 e 18 anos me acompanharam num show aqui em SP, fikaram deslumbrada pela pessoa dele e pela voz, estão doidas pra irem novamente.
    Quero te agradecer Murilo, pq a maioria dos blogeiros sempre vem aqui pra denegrir e ofender esse cantor maravilhoso, e vc passou exatamente o que sentimos nos shows deles.
    ELIS REGINA - APARECIDA DO NORTE - SP

    ResponderExcluir
  14. OI MURLO, CHOREI LENDO SEU COMENTÁRIO SOBRE O RICKY,PARABÉNS PELA SUA SENSIBILIDADE POR ENTENDER COMO SUA MÃE E NÓS TODAS AS FÃS, MÃES, TIAS AVÓS, MAIS TB FLHAS, NETAS, SOBRINHAS NOS SENTIMOS, EM CADA SHOW QUE VAMOS, E QUANDO NÃO VAMOS FICAMOS EM CASA IMAGINANDO A ALEGRIA DE QUEM FOI EM MAIS UM GRNADE ESPETÁCULO, POIS SEJA NO CANECÃO, OU NAS LONAS CULTURAIS, A VIBRAÇÃO DAS FÃS E PRINCIPALMETE A ALEGRIA E O ENTUSIASMO DELE SÃO OS MESMOS. POIS ELE ESTA FAZENDO O QUE SABE E O QUE MAIS GOSTA, QUE É CANTAR DIVINAMENTE.uM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Murilo, tudo bem.
    Já li vários comentários e críticas de pessoas que não gostam do estilo do Ricky, mas sempre foram com um tom deboche e de forma negativa. Voce não. Voce realmente deu a mão a palmatória. Fez uma crítica positiva onde até dá conselhos a ele. Adorei isso. Pode ter certeza que os inúmeros fãs de Ricky Vallen, assim como eu, tecerão vários agadecimentos a voce, pois já brigamos com muitos colunistas "mal informados" sobre o Furacão Ricky Valen. Muito obrigada.
    Falar do Ricky.....é chover no molhado. Eu o amo de paixão e sei o que é tudo isso que voce descreveu, já estive em vários shows e cada um é diferente do outro. Por isso é que o seguimos incansavelmente.Um beijo pra voce. Patricia Roza

    ResponderExcluir
  16. Oi Murilo!
    Parabéns pelo post e que bom que você "quebrou" algumas barreiras e foi acompanhar sua mãe no show do Ricky. Isso é importante pra quem acompanha o cenário musical e ter a mente aberta para novos artistas e novas manifestações populares que às vezes acontecem fora dos nossos "olhos".
    Gostaria de divulgar esse relato seu pra muitas pessoas que conheço e que vêem com preconceito, seja lá qual for, o artista Ricky Vallen.
    E, outra coisa, os fãs do Ricky não se limitam aa "senhoras" e "donas de casa". Ele é muito amplo, apesar do predomínio aparente de "senhoras" nos shows. Conheço muitos jovens que admiram e acompanham o seu trabalho. Assim como eu! :)
    Grande abraço e parabéns novamente pela matéria.
    Ricardo Borges(Salvador-BA)

    ResponderExcluir
  17. Analice Dias Gasparini3 de abril de 2009 às 12:35

    OI MURILO, SOU FÃ DO CANTOR E INTÉRPRETE RICKY VALLEN E EMOCIONEI-ME MUITO COM O SEU DEPOIMENTO.
    VOCÊ RELATOU MUITO BEM O QUE É O SHOW DO RICKY E O CARISMA QUE ELE PASSA AO PÚBLICO.
    OBRIGADA POR SUAS GENTIS E VERDADEIRAS PALAVRAS E TENHA CERTEZA QUE VOCÊ NESSE SHOW CONHECEU QUEM É O ARTISTA RICKY VALLEN E DESCOBRIU O MOTIVO DELE TER TANTOS FÃS E ADMIRADORES QUE TORCEM MUITO PELO SEU SUCESSO CADA VEZ MAIS CRESCENTE.
    BJUS!!!!

    ResponderExcluir
  18. Nossa sem comentários ! Obrigada Murilo vc falou tudo que nós fãs sentimos por esser Rei fe´^om,eno chamado RICKY VALLEN ! eE aposto que sua mãe está louca por ele como todas as passageiras que embarcam nesse furac~~ao chamado Ricky..nossa me emocionei com suas paalvaras vc contou tudo e mais um pouco de que o Ricky é..e quem não conhce ele já sabe o poder que ele tem..
    E enquantro a sua voz..nós adoramos!e ´pe o que mmasi crticam ele ..como disse um anônimo aqui ricky não é só um ROSTINHO BONITO! es sim um exemplo de puro talento ! o jeito em que ele lida com o público..nosa é inagualável..ele sabe chamar o público..faz qualquer um dançar qd ouve ele cantar..ng fica parado!
    kk
    Eu amo ele demais!

    ResponderExcluir
  19. concordo completamente com tudo que foi escrito


    pooooooooorém, fui eu quem arrastou minha mãe para o show de Vallen, ha...foi uma grata surpresa pra ela.

    ResponderExcluir
  20. freurzatFIQUEI MUITO FELIZ EM SABER QUE UM ARTISTA QUE SAIU DAS ORIGENS MAIS HUMILDES, ESTA HOJE NUMA CATEGORIA DE GRANDES ARTISTA. CONQUISTADO PELO SEU PRÓPRIO ESFORÇO E CARISMA. E O QUE ALGUMAS PESSOAS CHAMAM DE EXAGERO EU CLASSIFICO COMO ATITUDE DE DAR O SEU MELHOR.
    PUDERA VER MAIS ARTISTA COM A CATEGORIA DO RICKY NA MÍDIA; EM VEZ DESSAS COISAS ABSURDAS E RIDÍCULAS COMO MCS, MELANCIAS E OUTRAS FRUTAS DA VIDA...

    ResponderExcluir
  21. esse cara é demais eu o amo mas quero que faça mais show em são paulo para poder ir ver ele de perto lourdes aparecida são paulo

    ResponderExcluir
  22. Murilo, fiquei muito feliz em saber que alguém pode ser tão verdadeiro ao falar sobre o Ricky. Como você não é seu ardoroso fã conseguiu ver e comentar falhas que eu também vejo, apesar de adorá-lo. Se pudesse estaria em todos os shows, mas gostaria de que algumas vezes ele fosse mais contido, pois algumas performances colocam em perigo o seu desempenho, e um crítico mais atencioso poderia tecer comentários maldosos desses momentos. Mas é claro que o ponto alto de suas apresentações é sua intimidade com o público e a felicidade que demonstra ao interpretar. Torço do fundo meu coração para que ele alcance todo o sucesso que merece, mas preocupo-me em como ele alcançará a mídia como um todo, uma vez que ele realmente não representa o que o "as empresas musicais" desejam. Também adorei sua redação, sua opinião ficou muito clara. Valeu. Beijos Tânia

    ResponderExcluir