domingo, 1 de fevereiro de 2009

Odoyá!

Nunca te dei uma flor sequer. Perfumes, espelhos, batons...nada de que tanto gostas jamais lhe ofereci. Mas tens meu respeito por cuidares de uma das coisas que mais prazer me dá nessa vida. Cuidando dela, cuidas de mim também.
Hoje, peço-te que sigas abençoando a mim e a todos os meus. E que sigas protegendo a todos nós da força desse mar que acaricia, purifica e relaxa, mas que também sabe bater.
No teu dia, Rainha do Mar, a homenagem desse teu súdito-blogueiro...

PS.: A foto que ilustra o post é a leitura de Pierre Verger para Iemanjá.

7 comentários:

  1. Cálega,

    adorei sua homenagem à Rainha do Mar. Ela merece. Mas, sem querer ser chata já sendo, Odoyá é, se não me engano, o nome de um rio africano que tem a ver com Oyá, que vem a ser Iansã: a dona dos ventos e da tempestade. Oyá/Iansã quer dizer "mãe de 9 filhos".
    Bem, mas hoje a homenageada é mesmo a Rainha do mar.
    Beijos, parabéns pelo texto e axé

    ResponderExcluir
  2. Cálega, recebi todos os seus comentários - inclusive os deletados...rs - por e-mail. E fui pesquisar porque, como você sabe, sou leigo no assunto. Apesar disso, alguma coisa aqui no inconsciente me dizia que Odoyá é uma saudação. Eis o que encontrei na Wikipedia:
    "Iemanjá, Yemanjá, Yemaya, Iemoja ou Yemoja, é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá "Yèyé omo ejá" ("Mãe cujos filhos são peixes"). Yemojá, que é saudada como Odò (rio) ìyá (mãe) pelo povo Egbá, por sua ligação com Olokun, Orixá do mar (masculino (em Benin) ou feminino (em Ifé)), muitas vezes é referida como sendo a rainha do mar em outros países."
    É isso! É por essas e outras que sempre aprendo com você!rs
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Cálega,

    vc tem toda razão. A saudação pode ser para Iemanjá. Vou consultor o meu livro sobre Oyà e ver se essa saudação tb tem a ver com a dona dos ventos ou não. Dá um desconto porque sou iniciante no ramo, ok? Depois "socializo" aqui...rs

    Quanto aos posts excluídos, eu tirei pq achei que estavam mal formulados. Mas, como vc é um menino esperto, viu tudo nos seus e-mails. Eu tb sempre aprendo com vc!

    Bj e axé

    ResponderExcluir
  4. Aêêêêê!!!... Resolveu deixar pistas lá no "de4"!!! Muito obrigado pelo comentário!!! E resolvi retribuir neste aqui, que tem mais a ver com o tema que venho explorando em meus ultimos posts... rsrs Valeu!!! Abração!

    ResponderExcluir