quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sobre a eutanásia de Eluana Englaro...

Eutanásia e suicídio são tabus no mundo todo. Basta ver que são raras as notícias sobre casos de pessoas que resolveram tirar a própria vida. São situações delicadas que, acho, merecem mesmo ser tratadas com discrição.
Mas o caso da italiana Eluana Englaro, que veio a público, joga mais uma vez luz sobre as discussões em torno da eutanásia. Em estado vegetativo desde 1992, Eluana, de 32 anos, foi transferida para um hospital para que possa morrer. A família pede silêncio e respeito nos últimos dias da filha. Mas a polêmica também veio no pacote...
O Vaticano, claro, tem marcado posição contrária à decisão da justiça, que autorizou a família a desativar os mecanismos que mantêm Eluana viva. Por outro lado, grupos pro-eutanásia também têm se manifestado e encaram o caso como uma espécie de abertura de jurisprudência no tema.
Cá do meu cantinho, felizmente longe de experimentar um drama desse porte, fico um tanto assustado ao ler que, para que o martírio da jovem italiana possa chegar ao fim, ela terá a alimentação e a hidratação suspensas. E, ainda assim, seu organismo deve resistir por mais 15 dias aproximadamente. Ou seja: Eluana vai morrer de fome e sede!
Primitivo demais, não? Sem contar que nem os médicos podem precisar se haverá ou não dor nos momentos finais da "vida" da italiana.
Como leigo, posso dizer que o desfecho do caso me parece muito doloroso. Um fim barra pesada para alguém que, há 17 anos, está no chamado estado vegetativo.
E você? O que pensa a respeito, hein?

4 comentários:

  1. É tão difícil opinar neste caso... Eu, por exemplo, acho q ficaria para sempre com a esperança q a minha filha voltasse a vida. Mas essa é uma opinião baseada na visão da minha menininha viva, o q não é o caso de Eluana. É tão triste imaginar, q prefiro não pensar... Vamos rezar por ela e por sua famíia, pq essa deve ter sido a mais difícil decisão da vida deles.

    ResponderExcluir
  2. Eu nem pode pensar nesse decisão terrivel que a familia tinha...
    com certeza eles deve ficou semanas e semanas com muito dor no coração e peito.
    Claro nenhuma parente quer o que a filha deles ficar sofrindo mas a escolher deles não foi uma coisa facil ne?!
    Muito triste mesmo....
    Abs

    ResponderExcluir
  3. A reflexão do assunto já causa angustia em nossos corações, o que nos dá a noção da dor que sente essa família.
    Apesar de achar que ninguém tem o direito de tirar a vida do outro, acredito que estar em estado vegetativo é como estar em uma prisão jogado na solitária.
    Se a decisão dos parentes converge para a eutanásia, pelo menos que se faça de forma amena, com a ajuda de substâncias apropriadas. Ninguém pode garantir que a menina sentirá ou não os efeitos da maneira como se pretende fazer.
    Cá entre nós, seja por inanição ou por uso de substância química, eutanásia é uma forma de “assassinato autorizado”, sendo que a opção injetável poderá amenizar o sofrimento que pode levar até quinze dias para acabar.
    É difícil opinar e definir o que é certo em uma situação dessas. Peço a Deus que perdoe o que está sendo permitido e ilumine essa menina e seus familiares.

    ResponderExcluir
  4. Sandra, Brit e Carlos Henrique: hoje, dia 09/02, Eluana morreu. Acho que só nos resta mesmo rezar para que ele e sua família possam estar bem depois de momentos tão difíceis e dolorosos. Além de pedir a Deus para que nunca tenhamos de enfrentar nada parecido em nossas vidas...
    Abs!

    ResponderExcluir