terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Você conhece o mais antigo museu do país?

Gravei mais uma matéria pro Salto ontem, dessa vez no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista. Pra quem não sabe, é aquele museu que foi residência de verão de Dom João VI - fundador da instituição - e onde morou Dom Pedro I. Lá também nasceu Pedro II. Além de toda essa relação com a história do Brasil, o MN também se tornou, ao longo de quase 200 anos de história, o maior museu de história natural e antropologia da América Latina, com um acervo estimado em cerca de 20 milhões de peças.
Mas não foi apenas isso que me impressionou...
Fiquei muito instigado pela paixão com que uma museóloga contou toda essa história pra mim durante a entrevista. Há 40 anos trabalhando no museu, aquela profissional me cativou e demonstrou um amor incondicional pela instituição, por sua função educativa e pela certeza da importância de espaços como o Museu Nacional para uma sociedade. Em alguns momentos durante a entrevista, enquanto a ouvia responder com tanta simpatia e propriedade, eu me peguei pensando que é dessa mesma forma que quero falar da minha carreira daqui a uns 30 anos. Porque, pra 40, já se foram os 10 primeiros...

3 comentários:

  1. Já é um bom começo trabalhar por 10 anos na mesma coisa e com a mesma paixão do início. Daí pra 40 anos é um pulo! rs
    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Mu querido, vai economizando no fôlego que depois desta série vc pode se candidatar a museólogo. Na próxima semana tem mais e mais! Haja dv!!! rsss...bjs

    ResponderExcluir
  3. Amanda, valeu! Sempre com palavras cheias de carinho! Agora, 30 anos? Um pulo??? Sei...rs!
    Bj!

    Flor, prefiro nem comentar!rs
    Bj!

    ResponderExcluir