domingo, 19 de agosto de 2007

Filmaços!!!

Filmes do final de semana: 'Pequena Miss Sunshine' e 'Diamante de Sangue': duas ótimas pedidas...


Uma kombi amarela cruza os Estados Unidos e nos mostra, de dentro de um microcosmos, o quão frágil é a sociedade americana. Ali, dentro da kombi amarela, uma família que parece formada para fracassar nos conquista, diverte e emociona. E faz as quase duas horas de 'Pequena Miss Sunshine' parecerem duas das mais saborosas horas que o cinema já me proporcionou...
O propósito da viagem é permitir que a pequena Olive participe de seu sonhado concurso de beleza. Embora se torne evidente logo nas primeiras seqüências do filme que a garotinha está um bocado longe do convencional "padrão de beleza" americano.
A história é linda. O roteiro é cheio de surpresas cativantes; e propõe uma discussão que não dá margem para frustrações mesmo quando nossa torcida nem sempre é vitoriosa. Porque é assim que as coisas se dão na vida. E é assim que a gente vai vivendo.
Recomendo muitíssimo 'Pequena Miss Sunshine'. Um dos melhores, mais divertidos, inteligentes e bonitos filmes que já vi na minha vida...
Da Califórnia para Serra Leoa, na África onde o contrabando de diamantes produz mortes numa escala inimaginável - e muito bem retratada em 'Diamante de Sangue'. Os primeiros 15 minutos do filme são um soco no estômago, e me deixaram acordado ao longo de boa parte da madrugada desse domingo.
Não vou ficar aqui tentando fazer uma resenha convencional, argumentando sobre o roteiro, a fotografia, a direção e as interpretações - ok, permita-me uma ressalva: Leonardo Di Caprio está muito bem na produção!
Só posso dizer que esse é daqueles filmes que nos fazem pensar em valores. Valores nossos, valores de nossa sociedade, e valores que damos - ou deixamos de dar - às coisas. E à vida! E só isso já valeria o filme todo!
Também recomendo!
PS.: Quer votar no blogueiro aqui, concorrente do Prêmio WeShow, o Oscar da internet? Então, clique aqui e veja como!

Um comentário: