terça-feira, 14 de abril de 2015

Autópsia de Famosos: o buraco da bizarrice na TV é mais embaixo

Whitney e Michael: protagonistas de uma série bizarra na TV paga
Quando vi a chamada anunciando a exibição de um programa sobre a autópsia de famosos, fiz piada. A morbidez do tema, associada àquela que pode ser a mais invasiva das invasões de privacidade, fez com que eu me espantasse com a sanha dessa mídia de celebridades, sempre ávida por cavar mais fundo o buraco do poço. Não podia ser sério.
Mas era. E lá fui eu conferir...
Vi dois episódios de Autópsia de Famosos: sobre Whitney Houston e Michael Jackson. O programa dedicado à cantora eu vi no Discovery e o baseado no exame cadavérico do Rei do Pop, vi pelo YouTube. A produção é merecedora de todas as críticas do primeiro parágrafo. Como mérito (?) apenas a capacidade de trazer informações curiosas que, a meu ver, só servem para aplacar a sede de ardorosos fãs - dos astros e de fofocas.
Não dá pra ver um programa como esse e não pensar na doença desse nosso tempo louco. Não pode ser algo aceitável que dados da intimidade de alguém - ainda que famoso - sejam expostos em escala internacional depois da morte. É como se, de um modo cruel, a indústria do showbizz seguisse negando sossego e descanso eterno aos astros e estrelas que tanto importunou em vida. Um espetáculo sem fim, bizarro e sensacionalista.
Pensar na imensa quantidade de drogas ingeridas por Michael em sua última tentativa desesperada de dormir é assustador. Como também surpreende e choca saber que Whitney Houston, completamente entorpecida, mergulhou para a morte numa banheira de água escaldante; tão quente a ponto de lhe causar queimaduras na pele...
Duas mortes tristes, sem dúvida. Sozinhos e diante da possibilidade improvável do retorno ao estrelato, quando morreram, cada qual a seu modo, Whitney e Michael fugiam desse esquema gigantesco, que gruda nos astros e estrelas como parasitas, e segue lucrando em cima de seus cadáveres. 
Não dá pra não achar que o capitalismo foi longe demais quando a gente vê laudos de necropsia virarem show de TV. Mesmo quando esses laudos trazem informações de duas das maiores estrelas da música do século passado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário