sábado, 27 de outubro de 2007

Deliciosa viagem!

A correira danada nesse último trimestre do ano tem atrapalhado um bocado as minhas leituras. Mas ainda assim, arranjei tempo, deixei as crônicas vampirescas de Anne Rice de lado e tenho me dedicado a ler sobre a história desse nosso fabuloso país. Estou quase finalizando o primeiro volume da coleção Terra Brasilis, de Eduardo Bueno. "A viagem do Descobrimento", óbvio, retrata a saga da chegada dos portugueses ao Brasil.
Que livro bacana, minha gente! Para os amantes de História e para os amantes de histórias, essa é uma pedida fantástica! O autor fez uma pesquisa minuciosa e consegue nos fazer voltar mais de 500 anos no tempo. Esse mergulho na gênese do Brasil nos traz novos personagens, novos nomes e muitas, muitas informações curiosas sobre tudo o que estava envolvido nos planos de expansão que os portugueses empreenderam lá nos séculos XV e XVI.
E como é diferente voltar ao tema mais de dez anos depois de estudá-lo, ainda no Ensino Médio. A gente (re)descobre detalhes (?) que até podem parecer pequenos, mas que dão a exata dimensão de quão devotados e aventureiros eram esses europeus que aportaram por aqui. Quer um exemplo? Vasco da Gama! Incumbido pela Coroa de descobrir o famigerado caminho para as Índias, o patrício levou 10 meses navegando de Lisboa até Calicute. E, de volta à terra natal, levou mais um ano cruzando os mares. Dureza, ainda mais se pensarmos que os instrumentos de navegação - e as próprias embarcações - deixavam muito a desejar naquele período, perto do arsenal tecnológico de que dispomos hoje. Isso para não falar das inúmeras superstições que cercavam o "desconhecido" mar de então...
Recomendo muitíssimo a leitura! E, como o próprio autor me escreveu na dedicatória, trata-se mesmo de uma viagem pela História!

Nenhum comentário:

Postar um comentário