terça-feira, 5 de maio de 2015

Sobre o panelaço de hoje...

Panelas são protagonistas de mais uma manifestação dos insatisfeitos com o rumo do país...

Na noite desta terça, a propaganda política do PT deu origem a mais uma manifestação coletiva em algumas regiões do país. Novamente, de acordo com os primeiros relatos, o som das batidas das panelas ecoou nas áreas mais nobres, como a Zona Sul do Rio de Janeiro. Como escrevi no Facebook, acho válidas todas as manifestações pacíficas. Achá-las válidas, no entanto, não significa que eu as ache eficazes.
Mas não me preocupo com o som das batidas das panelas...
Mais que o barulho do panelaço, o que me assusta mesmo é o silêncio dos que se calam diante da surra dada pelo governador tucano em cerca de 300 professores paranaenses na semana passada...
Ou dos que se calam diante da possibilidade de aprovação da lei de terceirização, que pode oficializar uma tungada histórica nos direitos trabalhistas...
Mais que o barulho do panelaço, me assusta o som das vozes que se erguem contra um programa social que mata a fome de muita gente nos rincões do país. Ou as vozes que se levantam contra as cotas, contra os direitos das domésticas, contra a criminalização da homofobia, contra a laicidade do Estado.
Mais que o barulho do panelaço, o que me espanta mesmo é a cegueira política de quem não sabe quem assume se Dilma for derrubada, de quem não sabe do currículo dos que se apresentam na linha sucessória e, ainda, sequer sabe diferenciar as atribuições da presidenta das atribuições de um vereador.
Por fim, mais que o barulho do panelaço, me assusta mesmo é a hipocrisia de quem sonega o Imposto de Renda com notinhas geladas e sai por aí, com a camisa da seleção, gritando contra uma corrupção abstrata, sem se tocar do quão é tocado por essa praga e de como ajuda a alimentá-la cotidianamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário