domingo, 11 de abril de 2010

Quem tem medo da vacina contra a Gripe A?

Li em Época que o Ministério da Saúde está preocupado com a baixa adesão popular à campanha de vacinação contra a Influenza H1N1. Até esse fim de semana, foram imunizados apenas pouco mais de 22% do total do público esperado pelos organizadores da campanha.
Tomei a vacina na segunda-feira passada e não tive nenhuma complicação. Há uma certa indisposição, mas algo muito leve, que não me impediu de executar minhas tarefas diárias. O que me espanta é o número de pessoas que se mostram reticentes ou mesmo contrárias à vacinação.
Já ouvi alguns dos boatos mais escabrosos, já ouvi histórias de médicos que estão advertindo seus pacientes para que não tomem a vacina. E, enquanto isso, os índices de contágio voltam a crescer aqui no Brasil, como comprova o trecho da matéria de Época que reproduzo abaixo:
"O número de casos confirmados de gripe suína no país chega a 361 neste ano, com 50 mortes. As mulheres são as principais vítimas da doença: 38 óbitos, sendo 32% de gestantes. O boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, com dados até o dia 3 de abril, mostra que a maior parte dos casos está concentrada na região Norte, com 56,2% das infecções. Dos pacientes graves internados, 20% são gestantes."
Portanto, se você ouviu boatos sobre a vacina, esqueça-os. Concentre-se nos fatos. E lembre-se de que, no ano passado, muita gente morreu em decorrência dessa gripe.
Vacine-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário