terça-feira, 4 de novembro de 2008

Sim, nós podemos?

Barack Obama é o novo presidente dos Estados Unidos. No primeiro discurso, fez muitos agradecimentos e lembrou do novo "cachorrinho que vai morar na Casa Branca" e lembrou da avó, que morreu recentemente.

"O lugar onde todas as coisas são possíveis". Assim, Barack Obama acaba de definir o país que irá governar a partir de 2009. Aqui do outro hemisfério, não posso deixar de me impressionar com o envolvimento da população americana nessas eleições. Mesmo sem a obrigação de votar, lá foram milhões de eleitores, cientes do papel que tinham que cumprir com o país. E, embora talvez nem se dêem conta, com todo o mundo.
A eleição de Obama representa um marco para a História contemporânea. É o primeiro presidente negro a governar o país mais poderoso do mundo, onde o racismo ainda dá sinais de resistência. E, além disso, é o homem que carrega nos ombros o peso de mudar os rumos que essa nação tomou ao longo da Era Bush.
Pra mim, Obama virou um pouco popstar demais. Mas agora, vendo ao vivo pela Globonews o primeiro discurso do novo presidente americano, não dá pra não torcer para que esse homem faça um bom governo. Para que honre seus votos, honre a confiança dos delegados que o escolheram nesse tão controverso sistema eleitoral americano; e honre, mais que tudo, a altura do passo que deu, hoje, para a criação de um mundo no qual o diálogo venha antes do estampido das balas; um mundo onde não se faça guerra em nome da democracia; e um mundo que não vire as costas para o cataclisma africano enquanto, milagrosamente, trilhões de dólares e euros são empregados para "salvar o planeta do caos econômico".
Porque o caos é muito maior do que parece. E não é apenas financeiro.
E, a partir de agora, Obama tem muito a ver com isso...

7 comentários:

  1. Eu tô muito feliz com esse resultado! Muito mesmo! Como dizem os noticiários, o novo presidente Obama já começou fazendo história!!

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Murilo,
    É incrível essa sintonia que amigos podem ter...Além de me emocionar com sua análise, você tocou em pontos que me deram entusiasmo e esperança por "dias melhores" a partir de Obama.Abençoado esse seu olhar cristalino, viu?!
    Muitos beijos

    ResponderExcluir
  3. Hoje e um dia otimo para o mundo!
    Agora eu acho tudo pode ficar melhor depois a era do Bush - claro não pode piorar, ne?!

    Eu quero um mundo sem guerra, sem pessoas inocentes morrendo, sem preconceito, sem medo de viver... pode ser?!
    Abração amigo

    ResponderExcluir
  4. Paulo Freire resume essa nossa esperança em uma frase que adoro:

    "...que a justiça social chegue antes da caridade!" (Paulo Freire)

    E que ela chegue logo!!!

    Bjs cheios de esperança para todos nós!! Sandra

    ResponderExcluir
  5. O que é que não se torna grandioso nos EUA? Não vejo o novo presidente como pop demais. Obama traz um sentimento de mudança que as pessoas aqui no Brasil, tiveram quando elegeram o Lula. God bless america ne que ele facilite a minha entrada lá! rs

    ResponderExcluir
  6. Adorei o site... Obama é um marco sim, mas ainda não gosto dos americanos.

    ResponderExcluir
  7. Sandra, Raquel, Brit, Márcio e Gabriel: somos testemunhas de um momento histórico. Também tenho muita esperança de que esse resultado possa significar o início de tempos melhores.
    Tomara, né?
    Abs a todos!
    PS.: Márcio, morri de rir com o seu apelo ao novo presidente! É um picareta mesmo!!!rs

    ResponderExcluir