segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Sobre o 'Fantástico' de ontem...

Durante um breve momento de folga, vi a entrevista que os pais do menino João Hélio concederam à jornalista Fátima Bernardes, no Fantástico. Chorei com eles e com suas lembranças do menino alegre, cheio de coisinhas e costumes engraçados como toda criança. Fiquei impressionado com a clareza e a lucidez da irmã do garoto, que, aos 13 anos de idade, escreveu uma carta indignada, contundente e linda.
Mas, além de tudo isso, fiquei muito impressionado com a postura de Fátima. Solidária, sóbria e acolhedora, a apresentadora do JN conseguiu captar daquelas pessoas tão magoadas tudo o que seria importante para a matéria, sem, no entanto, tripudiar da dor deles. Fátima, que também é mãe, estabeleceu uma cumplicidade que a gente consegue perceber logo no início do vídeo, no abraço apertado dado na mãe do pequeno João Hélio. Tudo na medida certa, sem que a jornalista cedesse à tentação de virar "a estrela". Talvez exatamente por isso, sua postura tenha sido tão estelar durante toda a reportagem.
Pode parecer pequeno, diante do tamanho da tragédia que nos atingiu a todos desde a última semana. Mas o fato é que cobrir um crime tão bárbaro é muito difícil. Já na quinta-feira conversava com amigos da TV sobre isso. O primeiro impulso é o de abraçar os pais e chorar muito. E também é tênue a linha que separa a informação do sensacionalismo.
Por tudo isso, louros à equipe do Fantástico e, em especial, para Fátima Bernardes. Toda sua carreira já comprova isso, mas o épisódio de ontem à noite ajuda a entender que ela é muito mais do que uma bela apresentadora de televisão. É, sim, uma jornalista competente, sensível e humana. Coisa rara nos dias de hoje...

2 comentários:

  1. Murilo,
    Não tenho o que falar da Fátima Bernardes.
    Mas a matéria foi sencionalista demais. Qualquer criança faz gracinhas. Usaram e abusaram da dor dos pais. Pra quê isso? Outro dia morreu uma "criança pobre" de bala perdida e ninguém fez uma matéria com a família. Será por quê?
    Quando o assunto é IBOPE, vale tudo.
    Lamentável a matéria. Não gostei!

    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Lu,
    Temos visões distintas da matéria. O fato, em si, é sensacional, da pior forma que algo pode ser sensacional. Chama atenção, choca e perturba 180 milhões de cidadãos indignados com a violência absurda praticada por esses marginais.
    Por estar num programa chamado "Fantástico", isso ganha um quê ainda maior.
    Agradeço pela opinião. Mas, com toda a sinceridade, não consigo imaginar uma abordagem mais suave, mais respeitosa e mais afetuosa do que a da matéria da Fátima. Acho, inclusive, que ela merece (e deve) ganhar um prêmio pelo feito.
    Bjs!

    ResponderExcluir