O mais recente fenômeno da internet brasileira é o vídeo em que a atriz Luana Piovanni perde as estribeiras com um paparazzo. Disponibilizadas no YouTube, uma espécie de portal de vídeos, as imagens já foram vistas cerca de 200 mil vezes. Uma marca e tanto para Gabriel Reis, o paparazzo em questão. Aos 28 anos, carioca, formado em jornalismo pela Universidade Gama Filho, e torcedor - fanático - do Flamengo, Gabriel é, há três anos e meio, o “Poparazzo”, o paparazzo oficial do “Superpop”, programa comandado por Luciana Gimenez na Rede TV!. E nessa entrevista exclusiva ao Babelturbo, via MSN,, o poparazzo também adiantou se vai ou não atacar no casamento da patroa...
As cenas do flagrante de Luana Piovanni caminhando – que terminam com um tapa na câmera - foram gravadas no início de julho. Mas só no começo de agosto elas se tornaram o mais novo hit da internet, com cerca de 200 mil acessos. E o sucesso repentino surpreendeu até mesmo o autor das imagens: “É muita gente! Eu na TV consigo atingir este público, e até mais, mas na internet é muito bacana, porque é um novo público! Mas muita gente manda comentário criticando e defendendo o artista. São fãs e pessoas contra este jornalismo.”
Depois de colocar o vídeo na internet, Gabriel – com a câmera em punho - já se encontrou novamente com a atriz.. Desculpou-se e ganhou um sorriso debochado da estrela. “Ela sabe que deu repercussão. Não vai querer repetir o que fez. Sabe que errou.”, Para ele, o jornalismo de celebridades tem uma atuação branda aqui no Brasil: “Lá fora o pessoal publica até eles se drogando! E é capa!”, compara. E quando o assunto é a ética no trabalho de um paparazzi, Gabriel é taxativo: “Não existe limite!. É tudo pela audiência! Escolher fazer jornalismo é escolher esse tipo de coisas. Imprensa de celebridades não tem ética, você já começa falando da vida alheia!”
E será que a vida da patroa, Luciana Gimenez, também vai ser alvo das lentes do poparazzo? Afinal, ela se casa no próximo dia 19 com o vice-presidente da Rede TV!, Marcelo de Carvalho. Quando o assunto é esse, Gabriel desconversa: “Não sei se vou. Ainda não recebi o convite. Mas tudo bem, sou um mero mortal! Acho difícil ela lembrar de mim...”
INTERNET: o fim da privacidade das estrelas?
O
poparazzo diz que seu trabalho não tem rotina: “
Imagine centenas de famosos e várias possibilidades. Informações que chegam o tempo todo. É cada dia diferente do outro.” Gabriel conta que as fontes são as mais variadas. Até vendedores de shoppings da Zona Sul, telespectadores do “
Superpop”, acabam se comprometendo em repassar notícias sobre o cotidiano das estrelas ao cinegrafista. Mas nem sempre o furo rende: “
Tem artistas que passam por nós e nem fazemos mais. É o caso do Chico Buarque caminhando, da Letícia Birkheuer na praia e etc. É comum clica-los por lá”, revela.
Em alguns vídeos, que o próprio Gabriel disponibiliza em seu
videolog, artistas como Giovanna Antonelli aparecem às boas com o rapaz. Mas essa é uma exceção. E também não é o que mais agrada ao público: “
Comigo os artistas ou são uns amores ou são um nojo. E às vezes o nojo vende mais do que o amor”.
Gabriel, que também já esteve envolvido numa polêmica com um ex-namorado de Luana Piovanni, o ator Paulinho Vilhena, nunca foi processado por um artista. E acredita que, com o crescimento do site
YouTube, as celebridades estarão cada vez mais expostas. E até certos limites, impostos por uma espécie de acordo tácito dos profissionais e veículos que cobrem o dia-a-dia dos famosos, poderão ser superados. Segundo ele, um desses limites seria o de tornar públicas imagens de atores “
em seus momentos de love gay”. E termina o papo com um aviso: “
Isso também deve cair com este crescimento do YouTube. Se eu fosse ator e estivesse no erro, estaria muito preocupado ao andar na rua...”
Será? É esperar pra ver. E você, o que acha do trabalho dos paparazzi? Se tivesse oportunidade, você flagraria um artista e disponibilizaria o flagra na internet? O que pensa sobre isso? Clica aqui embaixo e bora abrir uma discussão sobre o tema!